sexta-feira, 12 de agosto de 2016

REPRESENTANTE DA UNICEF NA GUINÉ-BISSAU APONTA "GRANDES AVANÇOS" NA SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS



O representante da UNICEF na Guiné-Bissau, Abubacar Sultan, afirmou que existem "grandes avanços" na melhoria da situação de vida das crianças guineenses ao longo dos últimos três anos e meio, em que esteve no país.

Abubacar Sultan que termina a missão na Guiné-Bissau para passar a liderar a representação da UNICEF em Angola, fez um balanço positivo da sua estada em Bissau mas salientou que o que se alcançou foi graças à "ação coordenada de várias entidades", que trabalham em questões lidadas às crianças, tendo sido apenas "um simples ator".

"Temos uma ideia clara da progressão que houve sobretudo na queda dos indicadores mais negativos relativamente ao bem-estar da criança, designadamente a mortalidade infantil e infanto-juvenil que caiu drasticamente fruto de intervenção coletiva para prevenir as principais causas da mortalidade das crianças", destacou.

O representante da UNICEF notou também que houve avanços ao nível do acesso à Educação para as crianças, nomeadamente com o aumento da paridade do género no ensino primário e a construção de 200 novas salas de aulas através de verbas do Fundo Global para a Educação e com o financiamento da própria agência da ONU.

No mesmo âmbito, Abubucar Sultan, enalteceu a construção, em curso, de três centros de formação para professores e ainda os avanços nas áreas que disse serem "menos visíveis" nomeadamente o combate à pratica de mutilação genital feminina, HIV/SIDA e a luta contra a defecação ao ar livre.

Abubacar Sultan afirmou que foram registados os avanços, mas indicou que ainda persistem "outros desafios" enquanto morrer na Guiné-Bissau uma criança por malária, infeção respiratória aguda, má-nutrição ou diarreia.

O representante da UNICEF disse acreditar que com "um maior investimento" e com "outras circunstâncias", a Guiné-Bissau "pode dar um salto no que toca aos índices de desenvolvimento humano em pouco tempo".

Nos últimos dias Sultan, de nacionalidade moçambicana, tem sido alvo de várias homenagens por parte de organizações da sociedade civil guineense e entidades públicas.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário