domingo, 28 de agosto de 2016

PRESIDENTE GUINEENSE VAI AO SUDÃO RECEBER CONSELHOS DO "IRMÃO MAIS VELHO" AL-BASHIR

 Omar Al Bashir e José Mário Vaz 

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deslocou-se na última madrugada ao Sudão para receber conselhos do seu "irmão mais velho", Omar Al-Bashir, o líder daquele país.

Em curtas declarações aos jornalistas no aeroporto internacional de Bissau, José Mário Vaz disse tratar-se de uma visita de trabalho de "um irmão mais novo ao mais velho", com quem, precisou, irá trocar impressões sobre a situação no continente africano e nos respetivos países.

"Recolher experiência e também receber alguns conselhos de um irmão mais velho", são os objetivos principais da visita ao Sudão, país que o chefe de Estado guineense classificou de "amigo e irmão" da Guiné-Bissau.

O Presidente do Sudão, que está no poder desde 1989, é perseguido pelo Tribunal Penal Internacional, com um mandado de captura emitido após acusações de genocídio e crimes de guerra.

José Mário Vaz deve regressar ao país na segunda-feira. Nenhum membro do Governo integrou a comitiva presidencial.

A visita ao Sudão ocorre três dias de deslocação do líder guineense ao Congo Brazzaville, onde também esteve com os mesmos propósitos.

A Guiné-Bissau passa por um período de impasse político com os principais partidos a não se entenderem no Parlamento onde há mais de um mês o programa do Governo aguarda pela sua aprovação.

Decorrem negociações entre as forças partidárias no sentido de ser criado Governo de consenso que pudesse viabilizar a governação do país.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário