quinta-feira, 18 de agosto de 2016

“O CIRO NÃO FOI MELHOR JOGADOR! FORAM MELHORES JOGADORES DA SELEÇÃO NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU: BABA DE U.D.I.B E O BOBÓ DE CANCHUNGO, E POR UM GOLO, NÃO TROUXE BOLA DE OURO – TAÇA AMÍLCAR CABRAL”, DIZ O ANTIGO JOGADOR INTERNACIONAL DA GUINÉ-BISSAU

Dr. José Canas, Baba de U.D.I.B e Pate Cabral Djob, editor do blogue Conosaba

Video



'Blogue Conosaba do Porto' deslocou-se até Penafiel - Porto, no dia 15 de Agosto de 2016, segunda-feira passada, para testemunhar o encontro emocional entre dois amigos, que já não se viam a quase 25 anos (antigos futebolistas guineenses), ‘Mister’ Epifânio da Silva, mas conhecido por "Baba Jaburu" ou por Baba de U.D.I.B, antigo jogador da Seleção nacional da Guiné-Bissau e da União Desportiva Internacional de Bissau, e o Dr. José Canas residente em Lisboa, que também jogou na União Desportiva Internacional de Bissau, nos anos 74/80.  




Conosaba: Na vossa época, como futebolistas, não conseguiram o apuramento para o CAN e nem uma vez ganharam Taça Amílcar, certo? Porquê? O que falhou?


Quecói Queta, Baba de udib, Beto Algovas, Ciro, Sidico Queta, Cláudio, Armando Lato (...)



Baba Jaburu - “Se calhar o problema da Guiné-Bissau na altura é a falta de estrutura, porque se reparares os melhores jogadores saíram da Guiné (foi mau para futebol guineense) e, vieram em massa para Portugal (80/85), por razões de ordens económicas, alguns jogadores conseguiram afirma-se como bons jogadores na primeira liga em Portugal. Foi muito bom o apuramento da Guiné para o CAN. Agora é preciso criar condições para os nossos jogadores, porque sem condições ninguém joga!” 

Foto: Em pé: de esquerda para a direita: Guarda-redes-Mário Jõao, Braima Chagte, Tchona, (falecido), Nuno, José Canas, Domingos Cá, Djuju, Néné, Beto Algovas.

Em Freetown (capital da Serra Leoa), segunda mão, que ficou marcado por uma derrota fabricada pelo arbitro!!!!

warriong-2-Udib-1

José Canas - “É simples: o contexto é diferente, os tempos são diferentes! Naquela altura, após da independência o campeonato da Guiné-Bissau foi muito competitivo. A Guiné-Bissau na nossa época tinha bons jogadores, talvez faltou um pouco de organização.

A Guiné-Bissau tem uma coisa extremamente importante, portanto, a matéria-prima existe, só que a maior parte dos jogadores que saíram na nossa época fizeram excelente trabalho cá fora. Foram conhecidos, o próprio País foi projetado futebolisticamente graças a grandes jogadores como: Baba de Udib, Rufino, Adão, Reinaldo, Biri, Bobo, Nicolau, Cirilo, Beto, Alberto, Armando Lato, Sulai, Jaime Graça etc. etc...

Hoje, já estão aparecer outras gerações de futebolistas, a própria estrutura melhorou um pouco. Já existe um estádio na Guiné que não existia no nosso tempo, por exemplo o estádio Lino Correia não se compara agora com estádio 24 de Setembro (é um campo relvado) e, começa haver pequenas estruturas (alguns campos sintéticos) a nível desportivo, que faça com que este resultado que alcançamos agora para o CAN-2017 tenha alguma justificação.”








Sem comentários:

Enviar um comentário