A Colômbia e a Venezuela concordaram em reabrir a sua fronteira, mais de um ano depois de a terem encerrado.
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, anunciaram a fronteira este sábado.
Durante uma primeira fase só será possível a passagem a pedestres em 5 locais nos 2.200 kms de fronteira, que estarão abertos diariamente das 8 da manhã as 20 da noite.
Maduro, garantiu que as melhorias nas relações bilaterais e na segurança permitiram à Venezuela e à Colômbia tomar algumas decisões, incluindo a reabertura da fronteira.
Entretanto, o presidente Santos referiu que “se trata de uma reabertura provisória que pode ser revista e ajustada ao longo do tempo”.
A Colômbia e a Venezuela também concordaram em trabalhar em conjunto até à reabertura em definitivo da fronteira, para chegarem a acordos separados em matéria de comércio, segurança e energia.
O presidente Maduro ordenou o encerramento da fronteira em Agosto de 2015 por motivos de segurança, depois dos paramilitares colombianos terem atacado uma patrulha militar venezuelana e ferido 3 soldados. Desde então o comércio bilateral tem decrescido.
Em Julho deste ano foi permitida a passagem duas vezes a algumas pessoas para comprar bens alimentares e medicinais. Perto de 200.000 pessoas entraram na Colômbia.
Alguns bens de primeira necessidade são escassos na Venezuela devido a uma crise económica severa no país, na sequência de uma descida no preço do petróleo que é a principal fonte de receitas do país.
© e-Global/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário