quarta-feira, 8 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO EM MOÇAMBIQUE - UCCLA EM OLIVENÇA - PRÉMIO LITERÁRIO UCCLA




Terá lugar no dia 9 de junho, pelas 18 horas, a inauguração da exposição "Casa dos Estudantes do Império, 1944-1965. Farol da Liberdade", no Centro Cultural Português - Polo da Beira e Casa do Artista (Consulado-Geral na Beira - Rua António Enes, n.º 148/149 - r/c), em Moçambique.


A UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) solicita a anotação em agenda e a divulgação das seguintes informações:

- 9 de junho de 2016 - Exposição sobre a Casa dos Estudantes do Império na cidade da Beira, Moçambique;

- 10 de junho de 2016 - UCCLA em Olivença para assinalar o Dia de Portugal;

- 13 de junho de 2016 - Lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA, na Feira do Livro de Lisboa.





UCCLA em Olivença para assinalar o Dia de Portugal

A cidade de Olivença vai comemorar o dia 10 de Junho - Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões com diversas atividades culturais. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, estará presente nas comemorações. 

O programa terá início às 11 horas, na capela do Convento São João de Deus (Paseo de Pizarro), e a sessão de abertura contará com as intervenções de Rosa Maria Torres Balas, Diretora Geral da Ação Exterior da Junta de Extremadura, Vitor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, José Ribeiro e Castro, cofundador do Movimento 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa, e Manuel José González Andrade, presidente da Câmara Municipal de Olivença.

Pelas 13h30 decorrerá a apresentação do livro “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, vencedor do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

O evento terá um vasto programa cultural, em colaboração com vários municípios de língua portuguesa, como palestras, exposições, apresentações de livros, teatro, música, etc. 



Lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA

Terá lugar no dia 13 de junho, pelas 18 horas, no auditório da APEL, na Feira do Livro de Lisboa (Parque Eduardo VII), o lançamento da obra vencedora do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa intitulada “Era uma vez um Homem” de João Nuno Azambuja, com a presença do próprio. 

Na ocasião serão, ainda, apresentadas as menções honrosas do referido Prémio, a saber: “Ausência” de Ana Beatriz Leal Saraiva (Brasil) e “Memórias Fósseis” de Wesley d’ Almeida (Brasil). 

Estará presente Vítor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, e os membros do júri António Carlos Cortez (poeta e critico literário), Fernando Pinto do Amaral (poeta e Professor da Faculdade de Letras), João Pinto Sousa (editor de “A Bela e Monstro”) e Rui Lourido (Coordenador Cultural da UCCLA). 

Face à grande adesão ocorrida na primeira edição do Prémio Literário UCCLA vai ser lançado um novo concurso literário, que será apresentado no mesmo dia. 

De salientar que este Prémio conta com a parceria da Editora A Bela e o Monstro e do Movimento 2014 e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 

Vai ser lançado, no mesmo dia, o livro "Literatura e Lusofonia" do IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, evento promovido pela UCCLA anualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário