terça-feira, 21 de junho de 2016

GUINÉ-BISSAU VAI EXPORTAR MANGAS PARA OS PAÍSES DA SUB-REGIÃO



Bissau, 21 Jun 16 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG), afirmou hoje que, futuramente, o país vai passar a exportar mangas para os países da África Ocidental.

Jaime Boles Gomes falava em entrevista exclusiva à ANG, sobre a sua recente participação na “Semana de Mangas “ realizada em Dakar, de 31 de Maio a 03 de Junho, onde o país foi representado pelo governo e os seus parceiros incluindo a ANAG.

De acordo com Boles, o encontro de Dakar foi mais uma oportunidade para o pais, “porque a criação da Fileira de Mangas para exportação, é uma janela que abriu para reforçar e encontrar outra alternativa ao caju , que tem sido até aqui o único produto de exportação”.

“É triste e lamentável quando um país como o nosso que podia tirar muitos proveitos na área de produção agrícola, ficasse agarrado ao único produto que é o caju, quando acabar a campanha acaba-se automaticamente a exportação” disse. 

Segundo Jaime Boles, se o país conseguir lançar a exportação de mangas, os camponeses vão ganhar mais dinheiro que servirá para financiar a diversificação da produção.

O Presidente da ANAG informou ainda que durante o encontro foi criada a Aliança Regional de Produção de Mangas da África Ocidental para Exportação, que congrega sete países da sub-região entre os quais a Guiné-Bissau, Gâmbia, Senegal e Guiné-Conacri, financiada pela Agência Americana de Cooperação e Desenvolvimento(USAID), e sob tutela dos Ministérios de Agricultura dos respectivos países.

“As mangas que temos no país são oriundas de uma produção amadora e essa prática deve ser ultrapassada para ingressamos no sistema mais profissional que visa seguir as exigência tecnológicas e científicas que permita aos nossos camponeses fazerem uma colheita de produtos de qualidade mediante as normas exigidas no mercado internacional “ frisou.

Para Jaime Bolis tudo isso passa pela colheita e boa conservação do produto para poder vir a ser comprado num preço bom no mercado internacional , e dar oportunidade a passagem à etapa de transformação de produtos agrícolas locais criando empregos e outros benefícios ao país.

Aquele responsável lamentou que os sumos que o pais importa podiam ser fabricado no país uma vez que existem localmente variedades de frutas desde laranjas, limão, maracujá, e muitos outros, que infelizmente são utilizados para enriquecer outros países.

Falando da comercialização da castanha de caju deste ano, o Presidente da ANAG disse que está a decorrer bem, uma vez que o preço de referência está a ser cumprido.

Boles frisou que, actualmente, a castanha de caju está a ser comprado num valor que varia entre os 600 e 650 FCA por quilo, salientando que o mais importante neste processo é a organização dos produtores em cooperativas e na venda colectiva que pode dar mais benefícios aos camponeses.

Jaime Boles relacionou o sucesso da campanha do ano em curso a procura de amêndoa de caju no mercado internacional, tendo apelado a prevalência da paz na Guiné-Bissau, “porque sem a ela não se pode fazer nada muito menos a criação de novos projectos de investimentos”.

A recém-criada Aliança Regional de Produção de Mangas da África Ocidental para Exportação vai ser presidida pelo Senegal e a Guiné-Bissau ocupa o lugar de Segundo Vice-Presidente até a próxima Assembleia-Geral, que será realizada a 17 de Outubro de 2017.

ANG/MSC/ÂC/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário