quinta-feira, 30 de junho de 2016

CERIMÓNIA DE HOMENAGEM DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU AO HOSPITAL DE SÃO JOÃO DO PORTO


Decorreu ontem, Quarta-Feira, dia 29 de Junho de 2016, pelas 11:00H,  na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, uma Cerimónia de Homenagem ao Professor Doutor António Ferreira, médico e ex-director do Hospital de São João do Porto e da Senhora Enfermeira (aposentada) Joaquina Ribeiro e ao Hospital de São João do Porto.


A acto solene foi presidido pelo Senhor Encarregado de Negócios, Dr. Mbala Fernandes, que contou com a presença, Director do Hospital S.João do Porto, Dr. António Oliveira e Silva, Sub-Director da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Prof. Doutor Nuno Montenegro, do Senhor Cônsul Honorário da Guiné-Bissau, Dr. José Manuel Pavão, corpo docente e discente da Faculdade, e ainda elementos da comunidade guineense residente no Porto.

No seu discurso, o Dr. Mbala Fernandes, fez um breve historial de cooperação no domínio da saúde  entre a República da Guiné-Bissau e Portugal, com tónica na actual situação da saúde no País, enumerou as dificuldades e o papel do Estado, das ONG´s em particular da sociedade civil guineense no processo de reforma do sector de saúde  e por fim evocou os motivos para a referida homenagem, passo a citar:
“(…) uma homenagem justíssima pela forma como os distintos homenageados lidaram com a problemática da saúde, contribuíram quer no acolhimento, tratamento dos doentes evacuados, bem como no par e passo dos acordos de cooperação no âmbito da saúde ao Hospital de S.João do Porto.

Reconhecimento por parte do Estado Guineense do apoio na formação de médicos nas várias especialidades, no apoio às variadíssimas missões médicas à Guiné-Bissau.”

Em gesto de agradecimento o Director do Hospital de São João, louvou a iniciativa e encorajou a assistência presente, principalmente os mais novos, médicos e enfermeiros, a terem como exemplo os Homenageados, conclui “(…) A Guiné-Bissau pode contar sempre com  o Hospital na continuidade dos trabalhos de cooperação em prol do desenvolvimento do País e em particular do sector da saúde”.
Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário