quinta-feira, 9 de junho de 2016

«MÃO DE FERRO» GOVERNO DEMITIDO CONTINUA A OCUPAR INSTALAÇÕES NA GUINÉ-BISSAU, COMIDA JÁ NÃO ENTRA, PARA APENAS DEIXAR PASSAR ÁGUA E NADA MAIS


Os membros do governo demitido da Guiné-Bissau que se recusam a sair do palácio do executivo há 14 dias estão desde terça-feira proibidos de receber alimentos, disse hoje à Lusa um dos ocupantes do edifício governamental.


De acordo com a fonte, a polícia, que patrulha o perímetro do palácio do governo, diz ter "ordens superiores" para apenas deixar passar água e nada mais.

"Desde ontem à noite [terça-feira] que só recebemos água por intermédio de um padre" da Igreja Católica guineense, indicou Wasna Danfa, ministro da Energia do governo demitido a 12 de maio pelo chefe de Estado, José Mário Vaz, mas que se recusa a acatar a ordem.

Um outro elemento do grupo indicou à Lusa que estão a alimentar-se com enlatados e pão que compram "quase às escondidas", diariamente.

"Querem que morramos à fome", declarou um outro elemento do grupo que voluntariamente ocupa o palácio do Governo como forma de protesto por considerar inconstitucional o executivo empossado na última semana pelo Presidente da República, contra a vontade do PAIGC, partido vencedor das eleições de 2014.

No grupo encontram-se deputados, elementos do governo cessante e funcionários estatais.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, a polícia, a mando do governo em exercício, retirou, na noite de terça-feira, os seguranças que estavam afetos aos governantes demitidos.

A polícia que patrulha o acesso ao palácio proibiu hoje a entrada do cortejo fúnebre de Carmen Pereira, combatente pela luta de independência, como era pretensão dos elementos do governo demitido, que pretendiam render-lhe homenagem.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário