INSTABILIDADE POLÍTICA INFINITA E O FRACASSO DO DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU
Guiné-Bissau é um país Africano que se localiza na África Ocidental. Desde os primórdios da independência, o país adotou várias estratégias e políticas para fomentar o crescimento econômico dado que saída de uma devastação econômica causada pela colonização. Todavia, muitas dessas estratégias resultaram no fracasso e alguns apontam para várias hipóteses do insucesso.
Há vários anos sempre me falaram e escutei das pessoas que os obstáculos para o desenvolvimento desse país foram:
1-A forma de governança do falecido presidente Luís Cabral
2- A ditadura do falecido presidente João Bernardo Vieira (Nino)
3- Outros dizem ainda a política anti-colonial idealizada pelo fundador do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (P.A.I.G.C), Amilcar Cabral (Abel Djassi).
4-... falecido presidente Kumba Yala e as suas ideologias política.
5- A etnia Balanta
6-Os Militares
7- Outros dizem P.A.I.G.C (Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde)
8-Atualmente dizem que é o presidente em exercício José Mário Vaz (Jomav)
Perante situação que se vive atualmente, continuo acreditando que o problema não é Jomav, nem o PRS (Partido Renovação Social) muito menos o P.A.I.G.C.
Acreditar nessas verdades, é ter uma visão rudimentar do problema.
Quando não se faz um diagnostico certeiro de um paciente, a doença nunca é curada e continua sendo crônica. Portando a Guiné-Bissau precisa de médicos especializados, quer dizer intelectuais especialistas na área de governança com perfis patrióticos , conscientes das funções que exercem, honestas e de carácter , que possam descobrir o real problema do país e reverter a situação mais rapidamente possível, porque se não, podemos continuar a ser um país “democrático” mil anos ou mais, com constantes eleições e continuar sempre a regredir. Não precisamos dos doutores figurantes no aparelho do Estado!
GUINÉ-BISSAU SE ENCONTRA NUMA SITUAÇÃO DE “BECO SEM SAÍDA”. QUEM A SALVARÁ ?
Sem comentários:
Enviar um comentário