domingo, 26 de junho de 2016

ÁFRICA DO SUL: GOVERNO INFORMA CIDADÃOS SOBRE SAÍDA DE GRÃ-BRETANHA DA UNIÃO EUROPEIA


Cidade do Cabo - O Governo sul-africano informará à população sobre a evolução da situação ligada ao referendo sobre o British Exit (Brexit), ou saída da Grã- Bretanha da União Europeia (UE), anunciou o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, noticia sábado a PANA.

A África do Sul manterá sólidas relações comerciais e financeiras com a Grã-Bretanha e a UE, de acordo com Zuma que reagia ao referendo que determinou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Os resultados finais dão cerca de 52 porcento dos sufrágios britânicos expressos a favor da retirada da organização comunitária.

"O processo levará dois anos para que as mudanças institucionais devidas a esta votação sejam tidas em conta e estamos determinados a conservar as sólidas relações comerciais e financeiras, quer com a Grã-Bretanha quer com a União Europeia", indica Zuma num comunicado.

Acrescentou que o Tesouro Nacional e o Banco Central da África do Sul estão em discussão com instituições financeiras sobre eventuais consequências desta reviravolta britânica na economia local.

"Os nossos bancos e instituições financeiras estão bem preparados para resistir aos choques financeiros do sistema, como já o mostraram os episódios anteriores, entre os quais a crise financeira mundial de 2008-2009. Estamos contudo optimistas que o nosso sistema financeiro, nomeadamente, os nossos bancos e o quadro de regulação, será resiliente e viável", afirmou.

angop/conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário