sábado, 18 de junho de 2016

«NOVO LIVRO DE POESIA» COM MUITO NÍVEL: PROF. DOUTOR JULIÃO SOARES SOUSA APRESENTOU NO PASSADO DIA 1 DE JUNHO, NO PORTO, O LIVRO "GARGADJADA DI MAMÃ/GARGALHADA DA MAMÃ GUINÉ" DO ESCRITOR E DIPLOMATA GUINEENSE CARLOS E. M. VIEIRA (NONI)

Escritor e Diplomata guineense Carlos Edmilson Vieira (Noni) com editor do 'Blogue Conosaba do Porto', Pate Cabra Djob




No passado dia 1 de Junho de 2016 (18h30m), foi apresentado com sucesso o novo livro de Poesia do escritor e diplomata guineense Carlos Edmilson Vieira (Noni) 'Gargadjada di Mamã Guiné/Gargalhada da Mamã Guiné' na Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL (na Praça Carlos Alberto, 128-A, Porto) – fundada em 1963, sem fins lucrativos, “Medalha de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal do Porto”.
Mesa: Presidente da Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL Dr. Rui Vaz Pinto, Escritor e Diplomata guineense Carlos Edmilson Vieira (Noni) e Prof. Doutor Julião Soares Sousa


Apresentador do Livro: Julião Soares Sousa foi o primeiro guineense a doutorar-se pela Universidade de Coimbra. Historiador e investigador guineense, especialista em História Política da Guiné e de Cabo Verde, Julião Soares Sousa defendeu, em 11 de Janeiro de 2008, em provas públicas, a sua tese de doutoramento, intitulada “Amílcar Cabral e a luta pela independência da Guiné e Cabo Verde 1924-1973”, publicada em livro com o título Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e Morte de um Revolucionário Africano. Foi distinguido em 2011 com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, História Moderna e Contemporânea de Portugal, pela Academia Portuguesa de História.

(...)
Dr. Julião Soares Sousa apresentou a mesa, deu boas vindas aos presentes e agradeceu a disponibilidade de todos. Em seguida disse: “muito obrigado Dr. Carlos Edmilson Vieira o autor do livro (por ser escolhido para fazer prefácio do livro), muito obrigado Presidente da Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL Dr. Rui Vaz Pinto”, e também enalteceu a presença de alguns amigos e antigos colegas de Coimbra.


O Apresentador disse: Carlos Edmilson Marques Vieira (Noni) é, incontestável, um dos escritores mais proeminentes da ainda jovem literatura pós-colonial guineense que, nos últimos anos, tem sido fértil em produção literária. Apresentador do livro defende que o autor situa-se no mesmo patamar dos poetas da antologia intitulada barkafon di poesia na kriol ou de um Nelson Medina, Rui Jorge Semedo, Tony Tchecka, Félix Sigá, Odete Semedo, João José Silva Monteiro (Huco), Tino João Mirolho, Ernesto Dabó, entre outros, que são, sem sombra de dúvida, os grandes cultores da poesia escrita em crioulo.   

“vou dizer agora, em poucas palavras o percurso do autor do livro”, disse o apresentador do livro 



Carlos-Edmilson Marques Vieira (Noni) é membro fundador da Associação de Escritores da Guiné-Bissau e também membro da Internacional Writers and Artistes Association (USA), desde janeiro de 2000.

Trabalhou no CDI-Centro de Documentação e informação do Liceu Nacional de Bissau e pública, então, em 1978, os primeiros poemas em Português, no jornal no Liceu, Bantabá.
É jurista de formação e diplomata de carreira.

Poeta, declamador e músico, apresentou-se pela primeira vez em público, no Salão 3º Congresso (1980), declamando poemas em crioulo, de sua autoria, acompanhado por José Manuel Fortes (Zé Manel), amigo de infância e figura de proa da música moderna guineense.

Compôs melodias para poemas seus, cantados por Tabanca Djaz, Nkassa Cobra, Zé Manel e Eneida Marta. Em 1999, durante o conflito político-militar que assolou a Guiné-Bissau, escreveu, compôs e produziu um CD (Bumba ka tem udju/bombas não têm olhos), em que participaram todos os músicos guineenses residentes em França.

Tem Colaboração dispersa por revistas e jornais nacionais e estrangeiras e publicou:
-Une Corbeille d’Amours/Um Cabaz d’Amores (poesia), 1ª edição, Paris, 1998; 2ª edição, Paris, 2000.

-Contas de N’Nori (Contas), 1ª edição, Guiné-Bissau, 2000; 2ª edição, S. Tomé e Príncipe, 2005.

-Declaração de política Externa-Carta Aberta á Nação Guineense.
(Diplomacia guineense), Guiné-Bissau, 2003.

-Adormecer de um sonho (romance), S.Tomé e Príncipe, 2010.  

Autor do Livro agradeceu a presença de todos na sala e, em particular ao Presidente da Cooperativa Livraria de Estudantes do Porto, CRL Dr. Rui Vaz Pinto, e ao Prof. Doutor Julião Soares Sousa.

Falou um pouco da sua obra.  Por favor, seguir este Link no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=CugD01QYNy4

No Facebook:
https://www.facebook.com/patecabral.djob/videos/vb.100000427238018/1230699846954245/?type=2&theater
Bú Gomes

https://www.facebook.com/patecabral.djob/videos/vb.100000427238018/1230124840345079/?type=2&theater
Dr. Filomeno Pina

https://www.facebook.com/patecabral.djob/videos/vb.100000427238018/1230098530347710/?type=2&theater
Itum da Costa


Conosaba
Dr, Agostinho

Lato Turé, Ciro Vieira, Dr, Agostinho da Silva e Dr, Filomeno Pina

Prof. Doutor Julião Soares Sousa

Itum da Costa

Bú Gomes, Presidente da Associação de Estudantes da Guiné-Bissau no Porto



Bolo


Atcho Nhaga

Ciro Vieira com o seu amigo português


Sem comentários:

Enviar um comentário