sexta-feira, 17 de junho de 2016

«JUSTIÇA» SILVESTRE ALVES RECONHECE EXISTÊNCIA DE CORRUPÇÃO NA JUSTIÇA GUINEENSE


Bissau,17 Jun 16 (ANG) – O jurista guineense Silvestre Alves considerou que o relatório das Nações Unidas segundo o qual o sistema judicial da Guiné-Bissau apresenta elevado índice de corrupção generalizada, envolvendo os agentes judiciais, reflecte a situação real da Guiné-Bissau.

Reagindo à esse relatório aos microfones da Radiodifusão nacional, Alves defendeu a necessidade de responsabilização das pessoas e questiona a existência da Inspecção Superior de Luta Contra Corrupção, que há mais de 20 não tenha denunciado tal situação. 

Em 1997, como membros da Ordem de Advogados, tivemos o cuidado de fazer um balanço de actividades judicial e nesta altura os juízes julgavam apenas 0,9 por cento de processos por mês e que a situação piorou em termos de decisões ou seja está a quem do desejado”, lamentou o Jurista.

Para inverter a situação, Silvestre Alves recomenda que se ponha termo a movimentações de juízes de um Tribunal para outro.

“Isto é atraso, porque o novo juiz vai ter que estudar todos os processos e acaba por tornar ainda a justiça mais monótona”, sustentou. 

ANG/LPG/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário