sexta-feira, 24 de junho de 2016

«EM BULA» SEPULTADAS AS IRMÃS MORTAS NO ACIDENTE DE VIAÇÃO



Varias pessoas juntarem-se, ontem, quinta-feira, no interior da missão Católica Santo António de Bula, para render os últimos adeus às Irmãs da Congregação Adoradoras do Sangue de Cristo

Irmãs Espéria Sulis e Romana Sacchetti, ambas de 77 anos de idade, morreram durante um acidente de viação, no passado sábado (18), na estrada que liga bula João Landim.

A missa de adeus destas duas irmãs, que deram o suor pela Igreja católica e pela ajuda aos guineenses mais necessitados, foi presidida pelo bispo de Bissau Dom José Camnate Na Bissing, na presença dos bispos da diocese de Bafatá e do auxiliar da diocese de Bissau dos padres, irmãs, leigas consagradas, féis cristãos, comunidade muçulmana, Evangélica e entidades tradicionais.

Entretanto, na homilia o bispo auxiliar da diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, disse que para vencer a morte a solução é confiar no Jesus Cristo que nos convidou a realizar a obra de caridade.

“Para que todas as aspirações que tentamos satisfazer neste mundo mas que não conseguimos. Quando face a face vemos Deus não aspiraremos mais porque a nossa garrafa estará cheia. A felicidade não deverá ser trocada por nada, mas para se realizar não é preciso muito dinheiro, mas sim o uso devido dos bens que o Senhor nos dá”, aconselha.

A presidente da Conferencia da Vida Consagrada da Guiné-Bissau, irmã Eloisa da Cruz, considera que o desaparecimento físico das duas irmãs “são duas lâmpadas que apagaram na terra para acender no céu”.

“As nossas Irmãs se foram mas do Céu continuarão a nos acompanhar a nos iluminar como a vida consagrada nesta terra que amavam muito e para cujo povo gastaram as suas vidas na cura, no ensino, na promoção, na evangelização e no amor. O senhor que nos deu estas Irmãs e Ele as tirou de nós, bendito é o nome do nosso Senhor”, disse.

Durante as cerimonia fúnebres o momento foi de muita tristeza e estavam também presentes os representantes das instituições do país e do antigo primeiro-ministro e líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

No entanto, a presidência da República também enviou uma mensagem de condolência a Igreja Católica reconhecendo os trabalhos das duas Irmãs na sociedade guineense.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Imagem: Casimiro Jorge Cajucam

Sem comentários:

Enviar um comentário