terça-feira, 21 de junho de 2016

NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA DEFENDE UMA POLÍCIA JUDICIÁRIA MAIS CIENTÍFICA


Novo Palácio da Justiça da Guiné-Bissau

Bissau, 21 jun 16 (ANG) – O Ministro da Justiça, Luís Ulundo Mendes, defendeu segunda-feira a transformação da Policia Judiciaria (PJ) numa instituição mais cientifica, com maiores capacidades de investigação .

O desejo de Ulundo Mendes consta de uma nota à imprensa relativa as visitas efectuadas às diferentes instituições tuteladas pelo ministério da Justiça, à qual a Agência de Notícias da Guiné teve hoje acesso.

Luís Ulundo Mendes sustentou que as investigações criminais que a Polícia Judiciária faz devem permitir a descoberta da verdade para evitar que as acusações proferidas viessem a ser arquivadas por falta de provas.

No decurso da visita, a Polícia Judiciária e Interpol apresentaram as dificuldades com que se deparam nos seus funcionamentos.

A PJ falou da necessidade de ter uma sede própria em Bissau e o alargamento da sua antena para zonas mais críticas em termos de combate ao tráfico de drogas e do crime organizado”, refere a nota.

A Polícia Judiciária, que conta actualmente com mais de 170 elementos entre agentes, sub-inspectores e inspectores, pretende reforçar os seus serviços com recrutamento de novos agentes.

Por outro lado, o comunicado refere ainda que o ministro da Justiça recebeu segunda-feira ,no seu gabinete de trabalho, o representante do Escritório das Nações Unidas de Combate à Drogas e Crime Organizado (UNODC).

“Os dois interlocutores falaram sobre o andamento da cooperação e de apoio que a UNODC presta ao Ministério da Justiça ”, refere a nota.

A nota se refere igualmente que Luís Olundo Mendes reuniu com o representante residente do PNUD, a quem informou que dentro em breve, o tribunal sectorial de Canchungo, construído com apoio do PNUD será entregue ao Ministério da Justiça.

A responsável do PNUD no país assegurou ainda que dentro em breve será lançado um concurso público para a construção do Tribunal Sectorial de Bubaque. 

ANG/FGS/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário