quinta-feira, 16 de junho de 2016

GUINÉ-BISSAU JÁ DISPÕE DE APARELHO DE TOMOGRAFIA AXIAL COMPUTORIZADA

Há mais de dois anos que o Hospital Militar Principal Amizade Chino-Guineense dispõe de um aparelho de Tomografia Axial Computorizada (T.A.C.) vulgo ESCANER, mas a população guineense não está aproveitar deste material
Esta revelação foi feita pelo médico da medicina geral do serviço de Imagenotologia do hospital Militar, Agostinho Mancabú, numa entrevista exclusiva á RSM onde adianta ainda que existem dificuldades em funcionamento daquele aparelho começando por barreira de língua entre os técnicos chineses e os guineenses.
“Existe este aparelho no país e poucas pessoas sabem disso e não existem técnicos guineenses para estarem em frente da máquina e deveria haver uma política de formação para o diagnóstico da patologia”, revela adiantando ainda que é urgente formar pessoal para que a população seja mais socorrido, isto porque a população prefere ir a vizinha Ziguinchor a procurar do mesmo serviço.
A tomografia Axial Computorizada (TAC) é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção do corpo.
É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajecto através de um segmento do corpo.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário