segunda-feira, 20 de junho de 2016

ANTIGO SECRETÁRIO DE ESTADO DA ORDEM PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU FOI OUVIDO NAS INSTALAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E, REGRESSOU A CASA SEM QUALQUER MEDIDA DE COAÇÃO


O ex-secretário Estado da Ordem Pública da Guiné-Bissau, Luís Manuel Cabral, foi hoje ouvido nas instalações do Ministério Público, na capital, depois de na sexta-feira ter sido alvo de uma tentativa de detenção.

De acordo com o advogado, Carlos Pinto Pereira, o ex-governante foi ouvido, mas regressou a casa sem qualquer medida de coação.

Instado pelos jornalistas sobre o motivo das diligências do Ministério Público, Pinto Pereira recusou-se a adiantar os pormenores, embora tenha reafirmado que o seu constituinte se encontra "totalmente aberto a cooperar com a justiça".

Uma fonte judicial disse à Lusa que a audição de Luís Cabral relaciona-se com um processo de inquérito mandado fazer pela Procuradoria a fundos dos serviços secretos guineenses, depois de uma denúncia de alegados desvios.

Em termos orgânicos, os serviços secretos dependem do Ministério da Administração Interna, que tutela a Secretaria de Estado da Ordem Pública.

Na sexta-feira, a residência de Luís Manuel Cabral esteve cercada por elementos da polícia, durante largas horas do dia, no intuito de levar o ex-governante a receber um mandado para ser ouvido na Procuradoria.

O advogado do político criticou a situação, com a qual disse não concordar.

Luís Manuel Cabral acabaria por passar o fim de semana na cúria diocesana de Bissau, de onde saiu hoje para o Ministério Público.

Lusa/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário