terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Presidente Sissoco Embaló assume pastas do Interior e Defesa

O Presidente Umaro Sissoco Embaló anunciou hoje, após ter dissolvido o Parlamente, ter assumido as pastas do Interior e da Defesa, atribuindo as pastas da Economia e Finanças a Geraldo Martins, que se manterá primeiro-ministro até ao chefe de Estado encontrar outro líder para o Governo guineense.

Umaro Sissoco Embaló presidiu esta segunda-feira à reunião de conselho de ministros. Aos jornalistas, o Presidente guineense anunciou que Geraldo Martins continua em funções até ser indicado o próximo primeiro-ministro.

O Governo mantém-se em funções, mas em regime de gestão e com um executivo reduzido. Por ordem do Presidente, Geraldo Martins passa a acumular a pasta das Finanças e das Finanças. O ministro dos Negócios Estrangeiros mantém-se no cargo e o próprio Umaro Sissoco Embaló passa a assumir as funções de ministro do Interior da Defesa.

Após a reunião de conselho de ministros, Umaro Sissoco Embaló visitou o ministério do Interior, onde se dirigiu aos polícias para lhes relembrar das suas funções: proteger a população e não se imiscuir na política.

A rádio e televisão públicas foram ocupadas por “militares fortemente armados” e os funcionários foram expulsos das instalações. Várias escolas não abriram as suas portas esta segunda-feira.

O Presidente da Guiné-Bissau dissolveu esta segunda-feira o parlamento, na sequência dos confrontos de quinta e sexta-feira entre forças de segurança, que considerou tratar-se de um golpe de Estado. O Presidente guineense tomou a decisão depois de uma reunião do Conselho de Estado.

Por:Mussá Baldé
Conosaba/rfi.fr/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário