segunda-feira, 5 de junho de 2023

Legislativas antecipadas/Secretário Executiva da CNE confirma início de votação no Senegal



Bissau,05 Jun 23(ANG) – A Secretária Executiva da Comissão Nacional de Eleições(CNE), confirmou o início hoje da votação dos guineenses residentes no Senegal, que não se realizaram no domingo devido as manifestações populares ocorridas naquele país.

Em declarações exclusivas à ANG, Felisberta Moura disse que os guineenses no Senegal já iniciaram a votação desde às 07 horas desta segunda-feira.

O voto dos guineenses no Senegal, que devia acontecer no Domingo, dia 04 de junho, dia da votação oficial no país e na diáspora, foi adiado devido aos confrontos violentos entre os opositores do regime do Presidente Macky Sall e as forças de segurança, na sequência da prisão de um opositor na semana passada.

“Entretanto a única preocupação tem a ver com os boatos que pairavam de que as pessoas iam sair de novo para as manifestações nas ruas de Dakar à partir das 11 horas de hoje, mas até esse momento, nada aconteceu sobretudo na capital senegalesa e a votação está a decorrer normalmente”, salientou.

Felisberta Moura disse contudo que até ao momento, registava-se pouca afluência dos eleitores nas Assembleias de votos, frisando que supõem-se ser motivada pela situação de anúncio de novas manifestações.

“Na localidade Tchiês, que disseram que já estão a decorrer as manifestações em alguns locais, as forças de ordem estão a proteger os Brigadistas e os trabalhos estão a decorrer bem”, sublinhou.

Perguntada sobre se os atrasos no início de votação no Senegal não irá criar transtornos na divulgação dos resultados provisórios previstos para a próxima quarta-feira, Moura respondeu que não, tendo em conta que é um Circulo de África e pode ficar por apurar.

“Não sei quem disse que os resultados provisórios serão divulgados na quarta-feira, porque a CNE ainda não decidiu se vai ser na quarta-feira ou não”, salientou.

A Secretária Executiva da CNE afirmou que à partir da votação no Senegal, como já se iniciou hoje, provavelmente até o final do dia, estarão em condições de dizer o dia em que vão anunciar os resultados provisórios.

Abordada sobre informações que circulam nas redes sociais de que algumas urnas terão sido desviadas depois da votação de Domingo, Felisberta Moura disse que isso não corresponde à verdade.

“Não temos nenhuma informação ao nível do território nacional, de que algumas urnas foram desviadas, tanto ao nível do Secretariado Executivo, como da Plenária”, salientou.

Aquela responsável disse que estão em contato permanente com os Presidentes das Comissões Regionais das Eleições(CREs), e que têm informações de que as urnas foram já recolhidas em todas as CREs com exepção das Ilhas, que têm as suas particularidades mas que tudo será resolvido.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário