As eleições de domingo na Guiné-Bissau decorreram sem incidente, pelo menos é o que dizem os observadores internos e externos. Os resultados eleitorais só serão conhecidos na quarta-feira.
Na quarta-feira, às 10 horas da manhã, a Comissão Nacional de Eleições vai anunciar os resultados provisórios das eleições. Neste momento, os partidos e coligações estão a contar os votos, mas todos já sabem mais ou menos quantos deputados elegeram.
Nas redes sociais e nas conversas de café comenta-se o número de deputados dos chamados partidos grandes.
A verdade é que ainda nenhuma estrutura oficial de partido ou coligação reivindicou a vitória eleitoral, como era normal nas outras eleições.
Uma coisa é certa os observadores internacionais saudaram a participação cívica dos guineenses. Fala-se numa taxa de participação de mais de 70%.
A célula de monitorização eleitoral da sociedade civil diz que as eleições foram um êxito e que não houve incidentes de relevo.
Miguel de Barros, aqui na qualidade de porta-voz da sociedade civil com a análise preliminar do processo de votação de domingo:
O ambiente esta segunda-feira aqui em Bissau é de grande expectativa. Os observadores internacionais é que pretendem ficar no país pelo menos até quarta-feira para presenciarem o anúncio dos resultados ainda que provisórios.
Conosaba/rfi.fr/pt
Sem comentários:
Enviar um comentário