segunda-feira, 5 de junho de 2023

Guiné-Bissau: resultados provisórios devem ser anunciados na quarta-feira


Guiné-Bissau: CEDEAO garante que problemas financeiros estão “ultrapassados”. LUSA - ANDRE KOSTERS

As eleições de domingo na Guiné-Bissau decorreram sem incidente, pelo menos é o que dizem os observadores internos e externos. Os resultados eleitorais só serão conhecidos na quarta-feira.

Na quarta-feira, às 10 horas da manhã, a Comissão Nacional de Eleições vai anunciar os resultados provisórios das eleições. Neste momento, os partidos e coligações estão a contar os votos, mas todos já sabem mais ou menos quantos deputados elegeram.

Nas redes sociais e nas conversas de café comenta-se o número de deputados dos chamados partidos grandes.

A verdade é que ainda nenhuma estrutura oficial de partido ou coligação reivindicou a vitória eleitoral, como era normal nas outras eleições.

Uma coisa é certa os observadores internacionais saudaram a participação cívica dos guineenses. Fala-se numa taxa de participação de mais de 70%.

A célula de monitorização eleitoral da sociedade civil diz que as eleições foram um êxito e que não houve incidentes de relevo.

Miguel de Barros, aqui na qualidade de porta-voz da sociedade civil com a análise preliminar do processo de votação de domingo:

O ambiente esta segunda-feira aqui em Bissau é de grande expectativa. Os observadores internacionais é que pretendem ficar no país pelo menos até quarta-feira para presenciarem o anúncio dos resultados ainda que provisórios.

Texto por:Mussá Baldé
Conosaba/rfi.fr/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário