domingo, 18 de julho de 2021

SISSOCO ANUNCIA QUE A GUINÉ-BISSAU MANIFESTA INTERESSE DE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA CPLP

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou que a Guiné-Bissau manifestou na Cimeira de Luanda (Angola) o interesse de assumir a presidência rotativa da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) daqui há dois anos, tendo assegurado que dentro de quinze dias sairá a decisão sobre o país que acolherá a próxima cimeira consequentemente assumir a presidência rotativa.

Embaló fez este anúncio em declarações aos jornalistas este sábado, 17 de julho de 2021, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, depois do seu regresso a Luanda, onde participou na Cimeira dos chefes de Estado e do Governo que decorreu nos dias 16 e 17 de julho, através da qual a Angola passa a assumir a presidência da CPLP para dois anos.

O chefe de Estado disse que a Guiné-Equatorial tinha apresentado o interesse de assumir a presidência da CPLP, mas o Presidente Teodoro Obiang Nguema, acabou por desistir e a Guiné-Bissau avançou e aguarda pela resposta dentro de 15 dias.

“Eu nunca podia concorrer com a Guiné-Equatorial por uma razão muito simples. Presidente Obiang Nguema, eu considero-lhe como um pai e não podia tomar esse risco de concorrer com o Obiang Nguema, mas ele acabou por desistir e nós avançamos. Estamos em condições hoje de albergar qualquer que seja cimeira, quer da CPLP quer da CEDEAO e da União Africana”

Sobre as informações veiculadas da existência da relação tensa entre Bissau e Luanda, Embaló disse que a Guiné-Bissau não cortou relações com Angola.

“Da mesma forma que respeitei os Estados Unidos de América, estes devem ter o mesmo respeito para a Guiné-Bissau, porque no concerto das Nações não existe o Estado pequeno ou grandes Estados. Umaro Sissoco Embaló tem compromisso com este povo, enquanto o Presidente da República da Guiné-Bissau, seremos respeitados. Angolanos são os nossos irmãos, cheguei ontem receberam-me com todo o respeito e cordialidade. O primeiro-ministro teve a mesma receção”, contou.

Embaló afirmou que o que une a Guiné-Bissau com Angola é maior do que qualquer coisa que poderá separá-las. Acrescentou neste particular que “Angola não é propriedade de ninguém na Guiné-Bissau, como também Umaro Sissoco Embaló não é proprietário de nenhum Estado. É verdade que a minha presença na cimeira dissipou muitas dúvidas e inclusive havia pessoas que diziam que não seríamos convidados…”.

Relativamente ao acordo de mobilidade assinado pelos chefes de Estado, o Presidente da República, explicou que o acordo de mobilidade é muito importante e reconhece que sempre houve mobilidade, tendo sublinhado que a Guiné-Bissau e o Portugal são os únicos países da CPLP que não tinham o acordo da isenção dos vistos nos passaportes diplomáticos e dos serviços.

Assegurou que a Guiné já dispõe de novas cadernetas dos passaportes diplomáticos, serviços e especiais. Alertou que haverá critérios rígidos na atribuição destes passaportes, de formas a alcançar a isenção de vistos com todos os países da comunidade.

Por: Assana Sambú
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário