quarta-feira, 21 de julho de 2021

Pela primeira vez, mulheres estão de guarda em Meca durante o hajj


Desde abril, dezenas de mulheres soldado juntaram-se aos serviços de segurança que monitorizam os peregrinos em Meca e Medina.

Pela primeira vez, mulheres soldado estão de guarda em Meca, na Arábia Saudita, durante a peregrinação anual do hajj, segundo a Reuters. Um progresso num país muito conservador e onde as mulheres continuam a enfrentar diversas proibições.

Desde o mês de abril que dezenas de mulheres soldado sauditas passaram a fazer parte dos serviços de segurança que monitorizam os peregrinos em Meca e em Medina, os dois lugares mais sagrados do Islão.

“Isto é uma grande proeza para nós e é o maior orgulho estar ao serviço da religião, do país e dos convidados de Deus”, disse Samar, uma das mulheres soldado que estão de guarda em Meca.

Já Mona segue o mesmo percurso do seu pai, que também foi militar. “Estou a seguir as pisadas do meu falecido pai para completar a sua jornada, estando aqui na grande mesquita de Meca, o local mais sagrado”, afirmou.

O príncipe saudita Mohammed bin Salman tem impulsionado reformas sociais e económicas no país, que puseram termo à proibição das mulheres conduzirem, permitiram-lhes viajar sem necessitarem de autorização masculina e garantiram às mulheres mais controlo sobre assuntos familiares.

No entanto, o plano de reforma do príncipe herdeiro da coroa saudita também tem sido marcado pela repressão aos dissidentes, incluindo as ativistas dos direitos das mulheres.

21/07/21 16:12 ‧ HÁ 1 HORA POR NOTÍCIAS AO MINUTO

Sem comentários:

Enviar um comentário