terça-feira, 27 de julho de 2021

CAN’2021: GUINÉ-BISSAU NO POTE 3 DO SORTEIO – CONHEÇA OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS

Finalizada a fase de apuramento para a Taça das Nações Africanas em Futebol (CAN2021), a Guiné-Bissau ficou integrada no Pote 3 do sorteio do próximo mês de agosto, anunciou a Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que rege a modalidade no continente.

Com esta colocação, a Seleção Nacional de Futebol, “os Djurtus”, uma das sensações em África nos últimos anos acaba por ficar incluída no pote 3 e não enfrentará as seleções como a Zâmbia, o Gabão, a Mauritânia, Cabo-Verde ou Serra Leoa. Todos estes países estão no mesmo pote dos “Djurtus”.

Ouvido esta segunda-feira, 26 de Julho de 2021, pelo Jornal O Democrata, o comentador desportivo, Gorky Medina, disse que a integração da Guiné-Bissau no Pote 3 demonstra claramente que houve crescimento da seleção nos dois últimos CAN, porque nos sorteios anteriores ficava sempre no Pote 4, o último.
“É sinal que a Guiné-Bissau não vai defrontar três seleções muito fortes da fase final do CAN, porque agora subimos um degrau no pote, o que mostra que podemos ter somente duas seleções fortes pelo caminho. É bom não esquecer que tivemos uma passagem nos dois últimos CAN sem uma vitória, mas melhoramos bastante em termos da qualificação no ranking que permitiu esta subida”, explicou Gorky Medina.

Na primeira participação no CAN2017 no Gabão, os “Djurtus”, obtiveram apenas um ponto em três jogos que realizaram e no CAN do Egipto em 2019 somaram o mesmo ponto.

Medina acredita que com a integração no Pote 3 do sorteio, a Seleção Nacional consiga o apuramento para os oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas, que arranca em Janeiro do próximo ano.

“Eu era do grupo que defendia que era importante a Guiné-Bissau conseguir participar no CAN, mas logo no dia que a seleção conseguiu a qualificação pela terceira vez consecutiva, ficou claro que as nossas responsabilidades aumentaram e que apenas a participação deixou de ter relevância”.

O comentador desportivo, que foi jogador de futebol, fez lembrar aos amantes da modalidade que somente as grandes seleções em África conseguiram três qualificações consecutivas para o CAN e a Guiné-Bissau conseguiu este feito, porque muitas coisas melhoraram bastante.

No Pote 1 estão as cinco seleções mais bem cotadas no ranking africano: Senegal, Tunísia, Nigéria, Argélia e Marrocos, mais os Camarões, o país anfitrião.

No Pote 2: o Egito (6º), o Gana (7º), o Mali (9º), a Costa do Marfim (10º), o Burkina Faso (11º) e a Guiné Conacri (13º).

Finalmente, no pote 4, as seleções teoricamente mais fracas: o Malawi (29º), o Sudão (33º), as Comores (36º), a Guiné Equatorial (37º), a Etiópia (40º) e a Gâmbia (45º).

O sorteio vai se realizar a 15 de agosto, em Yaoundé, nos Camarões.

A 33.ª edição da Taça das Nações Africanas estava marcada para 2021, mas acabou por ser adiada para 2022, apesar de manter a designação CAN2021 – para não coincidir com a Copa América e o Euro 2020, que também foram adiados, devido à pandemia de covid-19.

A competição vai decorrer entre 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro de 2022.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário