quinta-feira, 22 de julho de 2021

Figura da semana: GUINEENSE FREI VITOR QUIMATCHA ELEITO DEFINIDOR GERAL PARA ÁFRICA E MÉDIO ORIENTE



[SEMANA de 29_2021] Frei Victor Luís Quematcha foi eleito Definidor Geral para a África e deverá permanecer por um período de seis anos em Roma, Itália. A eleição de Frei Victor aconteceu no 13º dia do Capítulo Geral (14/7), em andamento no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma. Foram eleitos, além de Frei Víctor, mais 07 definidores que vão representar a Ordem dos Frades Menores mundialmente.

Um definidor é um membro do definitório e definitório por sua vez é um colégio de frades eleitos sempre no capítulo geral, que é constituído de uma espécie de um Governo de Ordem com a função de auxiliar o ministro geral no seu Governo de Ordem a nível mundial. Os definidores são distribuídos por diferentes áreas geográficas, pelo mundo inteiro, por forma a dar cobertura ao governo que o ministro geral tem a obrigação de representar.

A eleição de Vitor Quematcha como definidor para um mandato de seis anos, implica a mudança da sua residência, da sua entidade, neste caso, da Custódia de São Francisco de Assis da Guiné-Bissau, deixando todos os serviços que tinha no Custódio para fixar temporariamente a sua residência em Roma, na Cúria Geral, por um período de seis anos. O mandato de definidor é um cargo renovável através do Capítulo Geral, que tem a competência de eleger frades para ocupar desses serviços. A primeira reunião do definitório já aconteceu, o que implica que Vitor Quematcha já está em funções, embora tenha participado na reunião por videoconferência, devido à crise sanitária que assola o mundo. A segunda reunião do colégio deverá acontecer provavelmente em setembro deste ano, já com a presença física de Frei Vitor Quematcha.

BIOGRAFIA

Frei Victor Luís Quematcha nasceu a 27 de abril de 1967, em Cumura, na Guiné-Bissau. Até à sua nomeação, o Frei era vigário custodial da Custódia de São Francisco de Assis da Guiné-Bissau, dependente da Província veneziana de Santo António de Pádua. Foi Mestre dos Professos Temporários BIOGRAFIA e Reitor do Seminário Menor.

O seu ingresso no noviciado aconteceu a 17 de setembro de 1990. Fez a sua profissão solene em 30 de agosto de 1991 e ordenação presbiteral a 02 de maio de 1998. É Frade da Província Santo António dos Frades Menores, Itália.

Antes de entrar para a Ordem dos Frades Menores, era professor de Teologia Moral no seminário maior de Bissau e membro do Conselho Presbiteral e consultor da Diocese de Bissau, Era também o responsável pelo Hospital de Cumura portanto, por todos os frades envolvidos no projeto.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário