quinta-feira, 29 de julho de 2021

PR, Sissoco Embaló apela ao combate à corrupção




“É imperativo combater a corrupção no país, porque esse fenómeno é pior que a Covid-19”, defendeu o Presidente da República, ao conferir posse, no passado dia 26 do corrente mês, ao presidente do Tribunal de Contas.

Na ocasião, Umaro Sissoco Embaló disse que foi com “grande orgulho” que confere posse ao presidente do Tribunal de Contas, após de ter ouvido o Governo.

Revelou que a proposta da nomeação do novo presidente do Tribunal de Contas também resultou da indicação do Dioniso Kabi, que ocupava o cargo desde 2015.

Nessa ordem de ideias, o Chefe do Estado disse que, independentemente do fator idade, acredita na competência do recém-nomeado e espera que o mesmo venha a corresponder às expetativas para que foi confiado.

Segundo Presidente da República, os jovens pertencem a geração do concreto, pelo que aconselhou ao Amadu Tidjane Baldé a trabalhar na luta contra a corrupção e fortalecimento das instituições do Estado.

Cinco por centos

Por sua vez, Amadu Tidjane Baldé disse que a sua nomeação constitui o momento de mudança, acreditação e de renovação de transição geracional e de “muita expetativa e esperança” para a juventude guineense.

A propósito, o recém-empossado sublinhou que a sua liderança tem meta e um dos desafios é transformar a entidade fiscalizadora das Constas do Estado numa instituição mais ativa, exemplar, que jamais falhará com a sua responsabilidade enquanto fiscalizadora e julgadora de atividade financeira do Estado.

No entanto, Amadu Tidjane Baldé afirmou que o de Contas nunca ficará passivo quanto ao incumprimento de prestação de contas e muito menos da sua função de julgar e efetivar as falhas de gestão de dinheiro público.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas, o país não pode continuar a contar apenas com menos de cinco por cento de empresas ou entidades públicas a cumprir regularmente com a sua responsabilidade de prestação de contas.

Texto e fotos: Nelinho N´Tanmhá
Conosaba/ nô pintcha

Sem comentários:

Enviar um comentário