quinta-feira, 30 de abril de 2015

LÍDER DO PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU QUER ERIGIR ESTÁTUA DO EX-PRESIDENTE NINO VIEIRA


O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, vai apresentar aos deputados uma proposta para que seja erigida na capital uma estátua do ex-Presidente Nino Vieira, anunciou o próprio à agência Lusa.

Segundo referiu, a obra conta com o apoio de Cuba, país de onde Cipriano Cassamá regressou na última semana, após uma visita de trabalho de sete dias.

Nino Vieira foi assassinado no dia 02 de marco de 2009, na sua residência particular, em Bissau, por homens armados, em circunstâncias nunca apuradas pela Justiça.

Foi Presidente da Guiné-Bissau durante cerca de duas décadas, em duas ocasiões diferentes, durante e após a era do partido único (PAIGC).

O monumento pretende ser uma homenagem da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento guineense) a Nino Vieira que foi, também, o seu primeiro presidente, e nessa qualidade o autor do discurso da proclamação da independência unilateral da Guiné-Bissau, em 1973.

João Bernardo Vieira é igualmente "um dos líderes incontestáveis" da luta pela autodeterminação do povo guineense, reforçou Cipriano Cassamá.

A homenagem "aos símbolos do Estado guineense revela-se importante na construção do presente" do país e na "edificação do futuro", justificou o presidente da ANP.

"Queremos que o passado fale", para que se reconheça o "papel importante" de Nino Vieira na edificação da Nação, acrescentou.

"É uma homenagem que deve colher o consenso de todos os deputados da Nação pelo papel desempenhado por esta importante figura nacional que foi também um deputado", declarou Cipriano Cassamá.

A sessão parlamentar em que o assunto será submetido a discussão e votação ainda não tem data marcada.

MB // VM

Lusa/Fim

11 comentários:

  1. Boa tarde, antes de mi iniciar gostaria de a louvar está iniciativa como um cidadão Guineense, isto para mi é interessante para nossa Pátria por que a ( KABI) merece isto com todos os respeito na aquele País, infelizmente que tudo ocorreu a contrario (...), mais sim ele representava a nação um dos melhores momentos como no 73, ele é um líder, vamos respeitar todo o quê que ele fez seja para qual. Espero um bom senso para todos guineense para esta iniciativa sejam real. Obrgd

    ResponderEliminar
  2. Guinée Bissau pela sua história desde luta de libertaçao com o grande lider da nação Amilcar Cabral pela sua obra e orientaçöes estratégicas o nosso Comandante Nino Vieira mostrou sempre coragem e lealdade com os outros antigos combatentes na luta pela independencia da patria que nos viu nascer. E participou activamente no processo de reconstrucao da democracia que é um direito da cidadania de participar e votar nas eleições presidenciais e legislativas. Obrigados mais sinto que nós os guineenses começamos a pensar no sentido plural.

    ResponderEliminar
  3. MUITO BOM....SERIA UMA BOA IDEIA PORQUE ELE MEREC PARA QUEM PROCLAMOU A INDEPENDENCIA ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cipriano ba merda bô!

      Eliminar
    2. Boa tarde povo GG, peço por amor de deus, para ninguém se senta envergonhado neste aspecto, pq?? quem ñ tem educação de base é fácil identificar no meio sociedade. ñ é só educação da escola que és educação mais sim, a educação se começa nas mãos dos seus cate-tores.

      Eliminar
  4. Meus irmãos isso é um insulto não so para as familias que foram destruidas pelos assasinatos cometidos durante a líderança de Nino Vieira, como tambem a uma nação que sofre até hoje os efeitos de anos de corrupção, negligência e imcompetência governamental face às necessidades do nosso povo.
    Lutar para independência e passar a vida toda a matar, roubar desrespeitar o povo que jurou protester.
    Perdoar sim , glorificar alguem que fez mais mal do que bem durante todo o seu mandato , Isso não.
    Glorifiquem aqueles que realmente deram sangue suor e lágrimas pelo país, e sem nunca tirar vantagem ou sequer serem mencionados e viveram na honestidade e humildade.
    Deixemos a ignorância e valorizem a verdade.
    Já agora ponham uma estátua do Hitler também começou como heroi e todos sabemos como acabou.

    ResponderEliminar
  5. Com todo respeito, pelo general de divisão senhor joão bernardo vieira ( nino). Por mim, ele não merece uma estatua pelo que fez, mandou matar os seus colegas de armas e toma conta das mulheres dos seus melhores amigo. O ditador não merece nada. O senhor presidente de parlamento guineense era o seu criado de mandado, por isso, quer homenagear o seu patrão. Eu espero os deputados votem contra essa absurda e estúpida proposta.

    ResponderEliminar
  6. Ninguem é perfeito neste mundo excepto os profetas. nao vejo motivo de alguem ficar contra isso,porque nao devemos julgar alguem so pelo seu lado negativo. CIPC te desejo boa sorte e saiba que mesmo se isso nao for aprovado saiba que ja tens um bom pagamento nas maos de ALLAH,e mesmo ALLAH disse que a boa intençao é anotada na hora e sera recompensado mesmo que este nao viese a se realiser. pois como guineense de sangue e de raiz tens a minha aprovaçao a 100%. Nino e mindjor di ki tudo na mal ou na bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, estou de volta outra vez, o comentador do dia 01/05 às 04h44, vc explicou td. não sinto desmoralizado no teu opinião e deixe especular aqueles mentes psicopatas, pq o quê que NINO fez nós ñ podemos pagar lh, seja de bom ou de mau. obrgd.

      Eliminar
    2. de nada irmao, pois so os nativos é que vêm o valor dos seus irmaos compatriotas
      . Doa quem quer e morra quem nao suportar mas esta estatua vai ser construido sim. O vosso pessimismo nao vais nos impedir de progredir e nem de se realizar. VIVA NINO VEIRA pois es o puro filho de guiné nas esses psicopatas do sec. 15

      Eliminar
  7. Estátua nenhuma será erigida! Vão pra inferno filhos de diabo!

    ResponderEliminar