domingo, 26 de abril de 2015

LULA: “O MUNDO PRECISA ACABAR COM O PRECONCEITO CONTRA A ÁFRICA”


Ex-presidente lançou nesta quinta-feira 23, por meio de seu instituto, o Conselho África, que reúne historiadores, representantes de movimentos sociais e organismos multilaterais, diplomatas e estudiosos para discutir as relações entre Brasil e África; durante o evento, Lula falou sobre a escalada da relação entre Brasil e África durante seu governo e o governo da presidente Dilma

"AGORA NÃO TEM MAIS SÓ O LULA, O CELSO, E A CLARA ANT, AGORA TEM UM CONSELHO DO INSTITUTO LULA PARA NOS AJUDAR COM AS POLÍTICAS COM RELAÇÃO À ÁFRICA", DISSE O EX-PRESIDENTE AO EMPOSSAR O CONSELHO.LULA AFIRMOU QUE A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO É MUITO IMPORTANTE PARA IMPULSIONAR O TRABALHO DO INSTITUTO EM PROMOVER MAIS DIÁLOGO ENTRE O BRASIL E O CONTINENTE AFRICANO. O EX-PRESIDENTE DISSE QUE O IMPORTANTE NÃO É DIZER O QUE CADA POVO AFRICANO TEM QUE FAZER, MAS SIM INVESTIR NO CONTINENTE. "O MUNDO PRECISA ENTENDER QUE A ÁFRICA É UM CONTINENTE ALTAMENTE PROMISSOR", AFIRMOU.

O ex-presidente disse que "o mundo estaria melhor hoje se em 2009 nós tivéssemos decidido transformar os pobres em consumidores e desenvolvido a África" e que o Brasil tem um compromisso "gigantesco" com o continente africano, "não só econômico".
O diretor do Instituto Lula e coordenador do "Conselho África", Celso Marcondes, agradeceu os conselheiros empossados e afirmou: "É um conselho bastante eclético e muito importante para manter permanente as discussões sobre a África, entre os nossos colaboradores".

O lançamento ocorreu na sede do Instituto Lula, em São Paulo, durante mais um encontro da série "Conversas sobre África", com a participação de Carlos Lopes, atual secretário-geral adjunto e secretário-executivo da Comissão Econômica para a África da ONU.

O "Conversas sobre África", realizado pelo Instituto Lula desde 2012, propõe trazer para o debate estudiosos, especialistas, autoridades e pessoas preocupadas em fortalecer as relações entre Brasil e África. Carlos Lopes, que é natural da Guiné-Bissau e reside em Adis Abeba, capital da Etiópia, falou sobre os principais desafios que o continente enfrenta no século XXI.

O "Conselho África" será um espaço para conectar os colaboradores africanistas do Instituto Lula e acompanhar as atividades da Iniciativa África. Farão parte do Conselho historiadores, representantes de movimentos sociais e organismos multilaterais, diplomatas e estudiosos.

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/178226/Lula-%E2%80%9CO-mundo-precisa-acabar-com-o-preconceito-contra-a-%C3%81frica%E2%80%9D.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário