quinta-feira, 30 de abril de 2015

GUINÉ-BISSAU LANÇA PROGRAMA DE FINANCIAMENTO PARA PROMOVER SECTOR PRIVADO


A Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional e a Corporação Financeira Internacional (IFC) rubricaram recentemente em Bissau um acordo de cooperação que culminou com o lançamento e a abertura do programa “Africa Leasing Facility II” na Guiné-Bissau.

O referido acordo foi rubricado pelo secretário de Estado do Plano e Integração Regional da Guiné-Bissau, Degol Mendes e por Jérôme Cretegny, pela IFC, do grupo Banco Mundial, na presença de empresários e representantes do sector privado nacional.

O programa em causa irá estabelecer e promover um sistema de locação financeira que atenda às necessidades de financiamento das pequenas e médias empresas (PME) bem como de microempresas (ME), deixando-as mais bem apetrechadas para contribuir, de forma significativa, para a reconstrução pós-conflito.

A IFC irá disponibilizar serviços de consultoria para as várias partes interessadas e irá apoiar o governo da Guiné-Bissau na reforma do quadro legislativo e regulamentar para a concessão de crédito bem como fortalecer os parceiros técnicos para garantir o acesso mais eficaz ao crédito para as PME e ME.

A Corporação Financeira Internacional disponibilizou em 2014 mais de 22 mil milhões de dólares em financiamento para melhorar as condições de vida nos países em desenvolvimento e resolver os seus desafios mais urgentes, sendo uma instituição exclusivamente centrada no apoio ao sector privado. (Macauhub/GW)

Sem comentários:

Enviar um comentário