sexta-feira, 30 de maio de 2014

FALECEU O GENERAL - UMARO DJALÓ!


Antigo Combatente da Luta de Libertação Nacional da Guiné-Bissau e Cabo Verde!
Tomou parte no primeiro Governo da República da Guiné-Bissau (Governo de Partido único/PAIGC, sendo Presidente da República, Camarada Luís Cabral), deposto pelo golpe de Estado militar em Novembro de 1980. Foi vice-Presidente da Republica e Ministro da Defesa Nacional.
Mais uma voz que se calou, sem deixar testemunhos escritos importantes acerca da vida do guerrilheiro, do combatente, do revolucionário Guineense, que durante a luta armada contra o regime colonial Português, com muita coragem e bravura, levou avante os objectivos do PAIGC, até à vitória final.

Sabemos que este Camarada - UMARO DJALÓ - foi um grande combatente e revolucionário, estratega militar, que mais tarde no período pós independência, foi igualmente um líder/dirigente na Direcção do Partido, como membro executivo do bureau político do PAIGC.

Era um homem discreto, frontal mas tolerante, de fino trato na relação humana.

Lembro-me deste meu familiar/Tio (do lado da minha mãe), quando visitava os meus pais, de poucas falas, preferia mais ouvir do que falar...

Certa vez, em 1978, numa história pessoal de pressão por parte da policia política sobre mim, na juventude, fui ter com ele ao Hotel 24 Setembro em Bissau e contei a minha versão da "história" (porque eu estava com medo...), ele prontificou-se logo, mandou chamar o Camarada Tchutchú Aksom quando saí e, "aconselhou-o", mas a partir daí, até eu partir para os estudos superiores em Portugal, nunca mais conheci alguma perseguição, foi remédio "santo"...

Enquanto político e militar, gostava da sua postura como Camarada e ex-combatente, mas não foi desta, que cruzamos "falas", como era meu desejo, adiado muitas vezes, com o objectivo de enriquecer as minhas lacunas, em relação à vida dele ainda no Governo de Luís Cabral e posteriormente, lá em Cabo Verde, onde passou a ter nova morada.

País irmão, para onde foi viver aproximadamente durante vinte anos, com residência fixa, afinal, falamos de um ex-Combatente da luta de Libertação Nacional, que após o golpe de estado de 1980, preferiu este País irmão e não outro, para viver!

Até amanhã Camarada irmão, que Deus lhe dê eterno descanso e Glória, paz à sua alma e sentidos pêsames para toda a família...

Djarama Tio Umaro. Filomeno Pina.

Sem comentários:

Enviar um comentário