quarta-feira, 21 de maio de 2014

ROSA MARIA MARTINS GOMES: SAÚDE “ HIV- SIDA “


                           A IGNORÂNCIA NA SOCIEDADE
A ignorância é uma arma muito perigosa que existe na sociedade desde os tempos remotos e que podia ter acabado na actualidade, por estarmos no século XXI, onde existem muitos canais de informação e muita tecnologia.
Muitas pessoas pelo mundo fora, não acreditam que realmente existe a SIDA. Mas que a doença existe, é sem sombra de dúvida, e não podemos ignorar este facto.
Devido o modo de viver na sociedade fechada de África, os doentes com SIDA, são marginalizados porque onde existe a ignorância, gera o preconceito e a intolerância.
Há cada vez mais a propagação da doença porque ninguém quer admitir, de que se encontra doente, com medo de ser banido na sociedade.
A poligamia é um estado civil que em África é normal. Até os ditos CRISTÃOS, são polígamos. Ter duas ou três famílias, são considerados normais, e o uso de preservativo é intolerante. Eis a razão de tanta proliferação do HIV-SIDA.
As pessoas são diagnosticadas a doença, recusam a sua existência, e ameaçam o corpo clínico de morte, caso se saiba que têm a doença. Não têm medo de estarem doentes, mas sim, de serem banidos da sociedade. Isto tem alguma lógica? Em vez de aceitarem o diagnóstico, preferem fingir que não se passa nada, e contaminarem a família e aos outros. Cada vez mais e mais a doença se alastra.
Caros leitores, não tem mal nenhum, uma pessoa estar doente e não saber. Não é nenhum crime e nem vergonha.
Crime é quando a pessoa sabe da sua situação de saúde e não o admite, e ainda por cima age como se nada fosse e infecta os outros.
Por favor, procurem informar-se, a SIDA não tem a cura total, mas hoje existe a medicação e prevenção para a pessoa viver com o HIV normalmente para o resto da vida, e também evitar contaminar os outros.
Aceita a tua condição, usa o preservativo e toma a medicação. Não é justo contaminar os inocentes. Admite que estás doente e aceita a medicação. A sociedade agradece. Não maltrates o corpo clínico e nem culpa aos outros pela tua condição de saúde. Previne e evita a doença. Se ainda és jovem, tens muita vida pela frente.
A ciência está muito desenvolvida. Hoje só morre de sida, quem quer. Não faça de garanhão, escolhe um parceiro ou uma parceira, usa preservativo e evita a D.S.T.
Num futuro próximo, haverá a vacina, para prevenção da SIDA, como tantas outras epidemias que nos séculos passados, assolaram a sociedade e que foram radicados.
A doença mata pela ignorância. Não se esqueçam disso.
SAÚDE PARA TODOS.

                   

Sem comentários:

Enviar um comentário