terça-feira, 27 de maio de 2014

'TUBERCULOSE'

Antiga Enfermeira: Rosa Maria Martins Gomes

 TUBERCULOSE
Uma doença que já foi quase extinta no século XX, e que só existia em certos lugares onde a pobreza era muito acentuada, agora volta em força em pleno século XXI. Pergunta-se porquê? Existem vários factores: Alimentação, alcoolismo, Tabagismo, Droga, Higiene, e o modo de vida na sociedade actual.
Devido a aglomeração e afluência de pessoas nos transportes públicos, locais de trabalho e ambientes fechados como as discotecas, locais onde se respiram muitas pessoas no mesmo ambiente, conduz a fácil contaminação. E também locais como nos velórios e funerais, onde se cumprimenta com beijos muitas pessoas ao mesmo tempo, leva a fácil contaminação. E os Políticos que para angariarem votos, beijam todos os tipos de pessoas desconhecidas possíveis, que nunca foram do seu meio social, e em qualquer ambiente.
Até 1974, o beijo era praticado só em família, do sexo feminino, e o resto era só o aperto de mãos. Não se beijavam os desconhecidos e nem tão pouco os que não são do nosso meio social. O beijo não é um estatuto social mas sim um ato íntimo.
Actualmente toda a gente beija toda a gente, mesmo os desconhecidos. Estendes a mão para cumprimentar, porque faz parte de civismo, o outro puxa-te e te espeta dois beijos na face. As vezes, quase raspa os teus lábios. Cumprimentar beijando, tornou-se uma civilização na sociedade actual. Ninguém leva em consideração a transferência de Bactérias que podem provocar na troca de fluidos.

O que é a TUBERCULOSE?
É uma doença infecto-contagiosa, causada por Bactéria que afecta principalmente os Pulmões e também os outros órgãos do corpo tais como, os Ossos, os Rins e as Meninges - membrana que envolvem o Cérebro.
Esta Bactéria é designada na ciência por Mycobacterium Tuberculosis, ou Bacilos de Koch, por ter sido descoberto pelo Cientista Robert Koch ( BK ).
Existe 3 tipos diferentes: Mycobacterium Bovis, Africanum e Microti.

Modo de contágio:
A transmissão é feita directamente de pessoa para pessoa devido as gotas de saliva ou gotículas de Fluggi ou gatafunhos que ao expelir quando tosse, fala ou expira, sai carregado de Bacilo de Koch, o agente infeccioso e é aspirada pela pessoa que estiver por perto, contaminando-a.
Este Bacilo só contamina quando encontra a baixa resistência no organismo devido a má alimentação, alcoolismo, tabagismo e falta de higiene e outros factores acima referidos.

SINTOMATOLOGIA:
É de salientar que devido a parecença de sintomas com certas doenças como a bronquite ou a pneumonia, muitas pessoas não apresentam sintomas tão cedo e outras apresentam mas são ignoradas por muito tempo por causa da tosse.
Mas os principais sintomas são:
- Tosse seca e contínua. Só mais tarde dentro de um mês ou mais, dependendo da resistência de cada organismo é que aparece a tosse mucopurolento ou seja tosse acompanhada da secreção com sangue e pus.
- Anorexia, ou falta de apetite e perda de peso, levando ao emagrecimento acentuado;
- Astenia e cansaço excessivo,
- Febre baixa no período da tarde, ao cair da noite e suor nocturna;
- Fraqueza e dificuldade em caminhar;
- Rouquidão;
NO ESTADO GRAVE:
Os doentes com tuberculose apresentam: dificuldade em respirar, eliminação de grande quantidade de sangue, ou EMOPTISE;
_ Falha no funcionamento dos pulmões devido a acumulação de pus na Pleura - a membrana que reveste os pulmões - e dor aguda no Tórax ou peito.
A tosse é uma alerta de que os pulmões estão doentes.

TRATAMENTO
A terapia para ter efeito e conseguir a cura com êxito, tem a duração de 6 meses, sem interrupção. Devido a longa duração, muitos pacientes acabam por desistir antes de completar o ciclo.
Para evitar o abandono a equipa técnica de saúde e assistente social, acompanham o paciente durante o período de tratamento
O tratamento é a base de Antibióticos, o principal é o CLORANFENICOL e são 100% eficaz. São acompanhados de vitaminas e uma boa alimentação.

COMO PREVENIR A TUBERCULOSE?
A prevenção começa no berço. Aplica-se a vacina de BCG aos Recém-nascidos. Os que nascerem das Mães seropositivas e estão contaminados com HIV, não são vacinados.
Os adultos fazem a Anti-tuberculina, para o despiste da doença.
No dia a dia, deve evitar os beijos constantes, principalmente com pessoas que não são do seu meio social, ou seja desconhecidos.
- Fazer a higiene logo depois de sair dos velórios e enterros. E se possível usar o aperto de mãos em vez de beijos. Lavar sempre as mãos quando vier de rua.
- Quando tossir, tapar a boca com a mão; evitar falar com a boca cheia para não lançar os gatafunhos; alimentar bem e evitar de ingerir bebidas alcoólicas sem comer;
- Evitar bebidas alcoólicas fortes como aguardente, cachaça, brandy, e wisky sem ter uma alimentação saudável.
- Comer frutas, legumes e hortaliças com frequência;
Estamos cientes que a alimentação hoje não é o que era devido aos químicos que os produtos contêm, por isso, deve-se fazer uma alimentação variável, rica em vitaminas e minerais.
- Avisar as crianças para não receberem a comida na mão de pessoas estranhas, e nem apanhar o que cair no chão. Dar-lhes de beber leite em vez de refrigerantes com gás.
- Caso tenha um doente de tuberculose na família, separar a louça e as roupas e todos os
seus utensílios, dos demais.

Caros leitores, previnam-se porque a Tuberculose existe e cada vez mais acentuada, consoante a pobreza extrema que assola a Humanidade.


SAÚDE PARA TODOS.  

Sem comentários:

Enviar um comentário