quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Cumprimento ano novo/ Vice-presidente da ANP pede união dos deputados para construção do país

Bissau, 06 Jan 22 (ANG) – A Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) Adja Satu Camara pediu hoje união no seio dos deputados para construção do país.

Adja Satu Camará falava à imprensa após ter recebido os habituais cumprimentos de ano novo da parte dos representantes do Povo guineense.

Na ocasião, exortou os deputados a se comprometerem com a promoção das boas relações entre os órgãos da soberania, entre instituições do Estado e o reforço do Estado de Direito Democrático.

A Vice-presidente da ANP aconselhou aos deputados no sentido de acompanharem e fiscalizarem a implementação dos documentos de governação aprovados no ano findo, em defesa do interesse da sociedade guineense.

O líder da Bancada parlamentar do PAIGC, Califa Seide qualificou de “negro” o ano 2021 para o país, por ser marcada de sucessivas greves, com destaque para os setores da educação e saúde pública .

“ Foi um ano negro, ano em que acompanhamos a execução de um orçamento que empobreceu os guineenses, em vez de estimularmos a economia, fustigada pela pandemia da covid-19. Sufocou-se a economia com introdução de novos impostos que incidiram sobre rendimentos dos guineenses, e com o aumento dos subsídios”, acrescentou Califa Seidi, sustentando que tudo isso contribui mais para o agravamento ou a persistência de greves no país convocadas pelos sindicatos.

Segundo Califa Seidi, para o presente ano, os deputados têm grandes desafios pela frente, que passam pela a aprovação da proposta da Revisão da Constituição, eleição do Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), actos que diz serem necessários o entendimento entre os deputados, por ser assuntos que precisam de dois terços de votos de deputados para serem validados.

O vice-líder da Bancada parlamentar do MADEM-G15, Nelson Moreira criticou que o parlamento guineense se transformou numa instituição de intriga, e ainda num palco de luta e de “golpes baixos”, factos que sedundo diz, contribuíram negativamente para a boa imagem e bom nome da dita “casa do Povo e da democracia”.

Sendo esta a realidade factual vivida até aqui, Morreira disse que o desejo do grupo parlamentar do MADEM G-15 vai no sentido de renovados votos para que este novo ano de exercício parlamentar seja marcada por aspirações e realizações de ações positivas, sobretudo de criação de condições para paz e estabilidade social.

Assegurou na ocasião que o grupo parlamentar de MADEM-G15 não poupará esforços e a capacidade para que a coesão, unidade e convivência pacifica entre os guineenses, iniciada nesta décima legislatura, seja uma realidade, por se tratar de uma obrigação de todos enquanto deputados da nação.

Nelson Moreira afirmou ainda que a ação do grupo está e estará focalizada em trabalhar e contribuir para que o Povo guineense seja representada condignamente na ANP.

Disse que o país herdado em 2020 registou mudanças positivas, em termos de governação, com destaque para a retoma de apoios financeiros ao país da parte das instituições financeiras internacionais entre outras ações.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário