terça-feira, 7 de setembro de 2021

Política /PAIGC rende homenagem póstuma ao Brigadeiro-general Joãozinho Ialá


Bissau, 07 Set 21 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde rendeu hoje uma homenagem póstuma ao Brigadeiro-general Joãozinho Ialá, combatente da Liberdade da pátria, falecido no passado dia 31 de agosto, vitima de doença.

Na cerimónia, o secretário nacional do PAIGC, Ali Hijazy transmitiu os sentimentos de pesar do partido à família do malogrado e disse ser uma uma oportunidade para expressar as suas tristezas pela perda de um “homem íntegro e singular”.

ʺAs intervenções que aqui ouvimos dão para que os seus filhos se sentem orgulho do pai que tiveram, o que vai lhes ajudar a crescer e moldar o comportamento à semelhança do pai”, realçou.

Aly Hijazy sublinhou que o exemplo de homens como o Brigadeiro-general Joãozinho Ialá enche de orgulho aos parentes, companheiros de arma, de luta ou de convívio e ciclos de amizade, e contagia à todos.

O político defendeu que sempre vão honrar àqueles que entendem que têm o direito de serem honrados.

Pediu à todos que ainda estão de vida para deixarem instruções aos seus familiares no sentido de permitir ao PAIGC cumprir a sua obrigação neste sentido.

Em nome da família, Jorge Correia Ialá, filho do malogrado agradece a solidariedade que o partido prestou ao pai desde momento da doença até a sua morte.

ʺApós o partido tomar conhecimento do desaparecimento físico do nosso pai, presenciou, efectivamente, enviou uma delegação do Secretariado Nacional que veio solidarizar-se connosco em termos financeiros e também com alimentação. Daí, o partido demostrou a disponibilidade de render homenagem ao nosso falecido pai e prontamente décedimos vir para se juntar ao partido e render-lhe a homenagem aqui na sede do partido”, explicou.

O Brigadeiro-general Joãozinho Ialá nasceu no dia 19 de Setembro de 1948 e faleceu no dia 31 de Agosto do 2021, aos 72 anos deixando oito filhos.

Aderiu as fileiras do PAIGC em 1963, nos primeiros momentos da luta de libertação nacional exerceu as funções de comandante de artilharia do segundo corpo de exército.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário