terça-feira, 14 de setembro de 2021

NOVO ANO LECTIVO SERÁ ABERTO DENTRO DE 30 DIAS

O Ministro da Educação Nacional, Mamasaliu Djaló, anuncia para próximo dia 15 de Outubro a abertura oficial do próximo ano lectivo 2021/2022.

Falando, esta terça-feira, no acto da homenagem ao líder Amílcar Cabral, o titular pela pasta da Educação, Mamasaliu Djaló, garante que todas as condições já estão criadas para o início das aulas nas escolas públicas.

O Ministro disse que é necessário cumprir com as regras sanitárias sobretudo a vacinação contra a covid-19.

Ontem, em conferência de imprensa, os inspectores do Ministério da Educação disseram que o sistema educativo entrou em decadência e pediranm o engajamento sério para resgatar o sistema.

Confrontado pela Rádio Sol Mansi (RSM), o ministro nega estas afirmações, não obstante, remete a responsabilidades aos inspectores.

Convidado pela RSM para comentar esta denúncia dos inspectores da Educação, o Mestre em Sociologia, Tamilton Teixeira, disse que há vários anos que o país vive nestas situações.

Como solução para os problemas enfrentados no sector educativo, Tamilton Teixeira aponta a recuperação do Estado da Guiné-Bissau.

Apesar do anúncio da data de abertura do novo ano lectivo no país, as escolas públicas continuam no impasse sobre a validação ou não do ano lectivo 2020/2021 que foi interrompido devido a greve da UNTG que perdura há mais de 9 meses.

Por: Turé da Silva/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário