O Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) classifica o impasse político na Guiné-Bissau como uma preocupação e vai hoje debatê-la na sede da organização, em Adis Abeba, Etiópia, anunciou a representação na capital guineense.
"Aguarda-se que o Conselho de Paz e Segurança adote uma declaração espelhando a sua preocupação sobre o impasse político na Guiné-Bissau e recomende os caminhos a seguir para debelar a atual crise", refere-se em comunicado.
Em cima da mesa vão estar "os últimos desenvolvimentos": a paralisação do parlamento guineense desde início do ano por falta de entendimento partidário e a ausência de programa de Governo e Orçamento de Estado para 2016.
O retrato da situação na reunião de hoje será feito pelo diplomata são-tomense Ovídio Pequeno, representante da UA em Bissau.
No comunicado que antecede o encontro, a UA mostra-se igualmente preocupada com "o aumento do tráfico e do consumo de droga" e com as dificuldades de "sustentabilidade económica" do país, dada a "fraca" disponibilização de verbas para financiar projetos de desenvolvimento.
Lusa/Conosaba
Sem comentários:
Enviar um comentário