quinta-feira, 8 de setembro de 2016

FINANCIAMENTO DA CHINA AGUARDA QUE GUINÉ-BISSAU DEFINA PROJETOS


O embaixador da Guiné-Bissau na China, Malam Sambu, disse domingo em Bissau que o governo da China disponibilizou 82 milhões de yuans (12,3 milhões de dólares) cabendo ao governo guineense definir em que projectos irá a verba ser aplicada.

O diplomata, ao prestar declarações à Macauhub no final da IV Conferência dos Embaixadores da Guiné-Bissau, recordou ter o governo da China disponibilizado uma verba aos países africanos de língua portuguesa, no âmbito do Fórum de Macau, cujo desembolso, já iniciado, aguarda apenas pela apresentação de projectos economicamente viáveis.

Sem especificar datas, Malam Sambu adiantou que a China irá financiar um projecto de construção de habitação social na Guiné-Bissau.

O embaixador salientou as 16 bolsas de estudo para a realização de estudos superiores que a China atribui anualmente a estudantes da Guiné-Bissau e afirmou mesmo que o país tem sido, no conjunto dos países africanos de língua portuguesa, o que mais tem beneficiado de bolsas de estudo de curta duração proporcionadas pela China no âmbito do Fórum de Macau.

O diplomata disse também haver empresas da China que pretendem investir na Guiné-Bissau, em sectores como agricultura e agro-negócio, pescas e turismo.

A título de exemplo, Malam Sambu revelou que a China pretende realizar um projecto que irá revolucionar a região de Biombo, no norte da Guiné-Bissau, com a construção de um porto, escolas, estradas e hospitais a fim de transformar a área numa zona franca.

A China pretende, de acordo com as declarações do embaixador à Macauhub, iniciar os trabalhos em Outubro próximo, aguardando apenas que o governo guineense proceda a algumas alterações legislativas, nomeadamente as relativas à criação de zonas francas.

O diplomata adiantou que a Companhia Nacional de Pesca Marítima da China (Conapemac), subsidiária do grupo China National Fisheries Corporation (CNFC), que há muitos anos pesca nas águas da Guiné-Bissau, pretende adquirir um terreno para aí construir uma unidade de transformação de pescado. 

Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário