sexta-feira, 10 de junho de 2016

LUÍS REPRESAS CANTA PELA PRIMEIRA VEZ EM BISSAU


O músico português, Luís Represas, está no país, pela primeira vez, para participar nas comemorações de 10 de Junho, dia de Portugal

Luís Represas, que chegou a Bissau, na quarta-feira, actua, hoje, 9 de Junho, numa zona histórica que preserva a traça da cidade colonial, áreas de comércio, restauração e venda de artesanato.

Depois da sua chegada no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, este musico português que também cantou com o musico guineense, Manecas Costa, disse que para ele, sendo a primeira vez que vai actuar na Guiné-Bissau, são imensas as expectativas óptimas.

“Essa hospitalidade foi fantástico ou seja até agora foi só emoção atrás da emoção” afirma Represas. 

Este músico explicou que teve experiência muito boa e feliz de ter colaborado com “um grande amigo de Manecas Costa, o fato disso é que a primeira coisa que pensei é como é que eu vou fazer para chegar a Guiné-Bissau e poder colaborar com os músicos. Houve uma troca de informações. Para mim existe uma vontade enorme quando eu vi e tive o primeiro contacto com a obra de Binham de poder trabalhar com ele apesar de não nos encontrarmos nunca, pouco tempo que vou estar cá vou fazer o possível para conseguir ver e beber o máximo que posso da cultura, pelo menos haverá uma coisa que de certeza vou levar daqui que é a vontade e a certeza que vou voltar em breve”, acrescenta.

A situação política também mereceu um olhar de Represas que pede aos responsáveis políticos para se entendam e que pensem primeiro no seu povo, na felicidade, nas suas crianças, no futuro dos povos, que pensem naquilo que faz sentido e o que faz sentido, de fato, é a felicidade do seu povo. Por isso são políticos e eles têm que dar em retorno aquilo que o povo espera e que o bom senso, o entendimento, o desenvolvimento e ali está o caminho para da paz, porque sem a paz não se consegue prosperar na saúde, na edução e em nada” finalizou Luís.

Luís Represas, que comemora 40 anos de carreira, actua, hoje, nas Comemorações do 10 de Junho aqui em Bissau, no Espaço RTP África, em Bissau Velho, uma zona histórica que preserva a traça da cidade colonial, áreas de comércio, restauração e venda de artesanato.

O embaixador da música portuguesa convidou para partilhar o palco os artistas guineenses como Nino Galissa, tocador de kora e o músico Binham Quimor.

A Embaixada de Portugal no país organiza ainda diversas actividades para comemorar o dia de Portugal, 10 de Junho, entre os quais; o concerto de fado e kora e o concurso de fotografias onde irá ser seleccionado 20 que possam servir para uma iconografia positiva da GB e serão expostas na internet e em livro com uma nota biográfica dos autores.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes
radiosolmansi/conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário