A imprensa espanhola descreve Cabo Verde como o “novo destino sexual” para as espanholas. Uma reportagem do jornal El Español revelou que existem mulheres que viajam para as ilhas do Sal e de São Vicente à procura de sexo com homens jovens. © Odair Santos
Espanha/Cabo Verde – A imprensa espanhola descreve Cabo Verde como o “novo destino sexual” para as espanholas. Uma reportagem do jornal "El Español" revelou que existem mulheres que viajam para as ilhas do Sal e de São Vicente à procura de sexo com homens jovens.
A reportagem do diário “El Español” explica que muitas dessas mulheres espanholas viajam para Cabo Verde com a expectativa de terem relações com homens locais, sobretudo adolescentes. Apesar de, em alguns casos, tratar-se de relações temporárias, existem exemplos de mulheres que chegam a manter esses relacionamentos e a enviar dinheiro todos os meses à distância.
O jornal espanhol escreve que a situação de turismo sexual não é nova, e afirma que, em 2023, um relatório da Associação de Apoio à Auto-promoção da Mulher no Desenvolvimento (Morabi) já registava a presença de “relações de troca entre mulheres estrangeiras e adolescentes do sexo masculino nas ilhas do Sal e de São Vicente”.
O presidente da Associação dos Guias de Turismo de São Vicente, Ruben Moreira, afirmou à RFI que, em São Vicente, não existe turismo sexual, sublinhando que os turistas visitam o país vêm à procura das paisagens e gastronomia.
“O turismo sexual não existe aqui em São Vicente, até porque, quando as pessoas vêm, independentemente da nacionalidade, o que fazemos é mostrar-lhes o que temos de mais interessante e bonito sobre a nossa história, a nossa cultura e tudo o que as traz aqui: as nossas paisagens, a gastronomia e tudo o que elas ou eles também possam encontrar aqui em Mindelo, em Cabo Verde, de forma geral. Eu não acredito que o turismo sexual seja algo para se levar a sério em Cabo Verde. Acredito, sinceramente, do meu ponto de vista, que pode haver um ou outro caso pontual, mas não existe em Cabo Verde da forma como está a ser retratado na imprensa internacional”, disse o presidente da Associação dos Guias de Turismo de São Vicente, Rúben Moreira.
Apesar dos nossos esforços, não foi possível ouvir, até ao momento, a reacção do Instituto Nacional do Turismo sobre o fenómeno de turismo sexual no arquipélago apontado pelo jornal "El Español". Em Cabo Verde, o sector do turismo bateu novos recordes em 2024, dados do Instituto do Turismo de Cabo Verde deram conta de que cerca de 1,2 milhões de turistas visitaram o arquipélago no ano passado.
Por: Odair Santos
rfi.fr/pt/

Sem comentários:
Enviar um comentário