O Instituto Nacional de Estática (INE) promove, pot três dias, um workshop de validação do Recenseamento Piloto do Quarto Recenseamento Geral da População.
O workshop, iniciado esta segunda-feira , 02 de junho de 2025, é destinado aos supervisores, agentes de tecnologia de comunicação e informação, assim como cartógrafos para analisarem, entre outros pontos, a metodologia de recolha de dados, logística, no terreno e abordagem de agentes com as estratégias de sensibilização.
Presidindo a cerimónia de abertura o presidente do Instituto Nacional de Estática, Roberto Vieira, explicou que é uma maratona de atividades que estão a ser desenvolvidas, por se tratar do quarto recenseamento geral da população que esta a ser feito para georreferenciar o país, de acordo com mecanismos que a tecnologia de comunicação e de informação exigem.
“Se vamos georeferenciar o país, quer dizer que há várias etapas e segmentos a serem feitos para que possamos chegar ao dia do recenseamento e quando terminar possamos ter resultados satisfatórias”
Roberto Vieira explicou que já concluíram a cartografia piloto e estão precisamente na cartografia geral que tem duração de quatro meses e terminará apenas no dia 30 de junho do ano em curso.
Roberto Vieira informou que até ao momento os agentes de cartografia estão na região de Bafatá e que só faltam a região de Bafatá e Oio para terminar o processo de cartografia geral, tendo explicado que no meio da cartografia geral vão começar o recenseamento piloto que tem duração de vinte e um dias, porque “é um teste que será feito para quando chegar o próprio recenseamento habitacional, não haja qualquer outro problema que possa pôr em causa os resultados esperados.
Apelou aos participantes no sentido de permitirem que a discussão seja de forma construtiva e com muita responsabilidade para que as recomendações sejam válidas para o processo de recenseamento geral da população.
Por: Carolina Djeme
Conosaba/odemocratagb
Fotos: CD
Sem comentários:
Enviar um comentário