sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Política/Governo doa 50 mil sacos de arroz ao Ministério da Família e Solidariedade Social para população carenciada

Bissau, 03 Dez 21 (ANG) – O governo através do Ministério das Finanças entregou hoje 50 mil sacos de arroz e 14 mil caixas de óleo ao Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social.

No ato da entrega do donativo, o Secretário de Estado de Tesouro, Elídio Vieira Té explicou que o país tinha beneficiado um um apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor 21 bilhões de francos cfa, do qual o governo decidiu pagar uma parte da dívida contraída com o BOAD e aplicar a outra parte na área social.

Acrescentou que o governo entendeu que é preciso comprar arroz e óleo para ajudar as família mais carenciadas neste período da Covid-19.

Disse que o valor gasto na aquisição desses géneros é de 888 milhões de francos cfa, e diz que o processo decorreu de um forma transparente porque houve um concurso público e o CR Trading foi o vencedor.

“Neste período da Covid-19 existem muitas famílias a sofrer, com base disto, o governo preocupado com esta situação decidiu doar produtos de primeira necessidade, neste caso, arroz e óleo”, explicou Vieira Té.

Disse que o actual governo sempre priorizou a população, justificando que muitas atividades realizadas pelo Ministério da Solidariedade Social demonstram que o governo está a acompanhar as dificuldades da população.

Por seu turno, a ministra da Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora lamentou o fato de o país não dispôr do mapeamento das famílias vulneráveis, mas disse que o seu Ministério tem ideia de quem são a família vulnerável .

Acrescentou qie estão a trabalhar com alguns parceiros, a fim de se realizar o devido mapeamento dessas famílias e também do tipo de vulnerabilidade de que padecem.

Conceição Évora afirmou que, à semelhança do ano passado, o Ministério vai fazer a distribuição, em todas regiões incluindo o Setor Autónimo de Bissau, do donativo, aos mais necessitados, salientando que as famílias vulneráveis não estão somente no interior do país, como também nos bairros prefericos de Bissau.

Admite que podem não atingir cem por cento da população vulnerável, mas vão tentar atingir a maioria.

Conosaba/ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário