segunda-feira, 12 de julho de 2021

«11/07/2021» Italianos conquistam o seu segundo título de campeão europeu.


Equipas iniciais:

Onze de Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Bonucci, Chiellini e Emerson; Jorginho, Verratti e Barella; Chiesa, Immobile e Insigne.

Suplentes de Itália: Sirigu, Meret, Acerbi, Bastoni, Rafael Tolói, Florenzi, Cristante, Pessina, Locatelli, Bernardeschi, Berardi e Belotti.

Onze de Inglaterra: Pickford; Walker, Maguire e Stones; Trippier, Phillips, Rice e Luke Shaw; Mount, Kane e Sterling.

Suplentes de Inglaterra: Ramsdale, Johnstone, Mings, Coady, Reece James, Bellingham, Henderson, Grealish, Saka, Sancho, Rashford e Calvert-Lewin.

18h37: Adeptos ingleses sem bilhete tenta forçar entrada no estádio, e a polícia tem de intervir. Veja o vídeo.

18h35: Cristiano Ronaldo já não está em prova mas lidera os melhores marcadores. Ainda assim, há um jogador a ameaçá-lo. Saiba quem é.

18h33: Itália também já chegou ao estádio.

18h15: Equipa inglesa já se encontra no palco da final.

17h45: Horas antes da final em Londres, os adeptos ingleses já se juntavam ao redor do Estádio de Wembley para festejar.

17h15: Éder na cerimónia de entrega do troféu ao novo campeão europeu. Saiba mais aqui.

17h10: Confronto histórico entre esta duas seleções que se defrontam pela primeira vez numa final. Confira a antevisão ao jogo.

Antevisão: O Euro'2020 fecha as portas este domingo. Inglaterra e Itália defrontam-se na noite de hoje no Estádio de Wembley, em Londres, na final de uma inédita edição do torneio europeu de seleções, procurando suceder a Portugal na lista dos campeões europeus.

Se por um lado os ingleses procuram alcançar em casa uma conquista inédita, a Itália procura o seu segundo título continental, depois de o ter conquistado pela primeira vez em 1968, ao qual juntou quatro títulos de campeão do mundo (1934, 1938, 1982 e 2006).

Os ingleses têm a seu favor o facto de jogaram em casa, mas também contam com a semelhança relacionada com o seu único título de campeão nacional. Tal como no Mundial em 1966, o palco da final de hoje do Euro'2020 é o Estádio de Wembley, que contará com 60.000 adeptos nas bancadas. Já a seleção de Itália, que segue numa série de 33 jogos sem perder, espera alcançar o bicampeonato, repetindo 1968, e não os desaires de 2000 e 2012.

O encontro entre Itália e Inglaterra está agendado para as 20h00 deste domingo, e poderá acompanhar, em detalhe, todas as incidências do jogo na página do Desporto ao Minuto.



'Tanti auguri, ragazzi'. Itália sucede a Portugal e vence Euro'2020
Parabéns, rapazes, ou em italiano 'Tanti auguri, ragazzi'. A Itália é a nova campeã europeia em título, depois de ter derrotado na final do Euro'2020 a Inglaterra, um jogo que ficou apenas resolvido nas grandes penalidades.

Shaw abriu o marcador logo aos dois minutos, e Bonucci empatou para Itália no segundo tempo. Depois do prolongamento, os transalpinos foram mais fortes nos penáltis, e superaram os ingleses que marcaram pela primeira vez presença na fina de um Europeu.

Itália é, assim, bicampeã europeia, depois do título conquistado em 1968, sucedendo a Portugal que tinha saído vitorioso do Europeu 2016.

Filme do jogo:

Uma final de um Campeonato Europeu jogado de forma inédita, em 11 cidades diferentes, não podia começar de outra forma que não fosse com um pedaço de história.

Bjorn Kuipers tinha apitado há menos de um minuto para o início do encontro quando a Inglaterra, estreante nestas andanças de finais de Europeus, abriu o marcador no Estádio de Wembley, o mesmo palco onde tinham ganho o longínquo Mundial 1966, o único título da seleção inglesa.

Foi aos dois minutos que construiu o primeiro jogo desta também ela inédita final entre Itália e Inglaterra. Kane serviu Trippier, o defesa do Atlético Madrid tirou um cruzamento, e ao segundo poste apareceu Luke Shaw, um dos destaques dos britânicos neste Euro'2020, a fazer saltar de alegria os quase 60 mil adeptos que se encontravam nas bancadas do velhinho Wembley.

Foi um momento único para o lateral do Manchester United. Para além de ter sido o primeiro golo de sempre de Shaw pela seleção dos três leões, foi também o mais rápido golo em finais de Campeonatos da Europa, ultrapassando o remate de Chus Pereda aos seis minutos na final de 1964.

O madrugador golo inglês mexeu com a equipa italiana que foi praticamente incapaz de incomodar a baliza defendida por Jordan Pickford. Exceção feita a duas ocasiões: a primeira foi um remate em zona frontal de Insigne que passou perto do travessão das redes britânicas, e a segunda uma iniciativa individual de Chiesa que passou perto do poste.

Sem espaço concedido pelos ingleses, a Itália apresentou-se no segundo tempo mais perigosa, e à procura de iniciativas individuais que desmembrassem a teia montada pelos ingleses. Insigne foi um dos mais inconformados do lado dos italianos, e foram dele as duas primeiras oportunidades da etapa complementar nesta final.

Primeiro, o avançado do Napoli dispôs de um livre frontal que saiu muito perto da trave da baliza inglesa, à semelhança do que tinha acontecido no primeiro tempo. Depois, o transalpino apareceu a rematar de um ângulo que não lhe era o mais favorável, mas conseguiu atirar para boa defesa de Pickford.

O guarda-redes do Everton voltaria a estar em destaque aos 62 minutos quando travou um remate de Chiesa, outro dos perigos à solta no ataque dos italianos nos segundos 45 minutos. Aproveitando algum espaço em zona frontal da baliza, o avançado da Juventus atirou para uma bela estirada do guardião britânico.

A Itália, que se viu pela primeira vez a perder neste Euro'2020, tanto pressionou à procura do golo do empate que conseguiu igualar o marcador aos 67 minutos. Cristante, que tinha sido lançado no segundo tempo, apareceu a cabecear, após um canto, para uma grande defesa de Pickford. A bola bateu no ferro e, na recarga, Bonucci atirou para o empate, tornando-se no jogador mais velho a marcar num Campeonato da Europa.

Após o empate, as duas equipas quase que se remeteram a defender, e o único lance de destaque foi uma oportunidade de Berardi que no frente a frente com Pickford atirou por cima. Perante a clara falta de lances de golo, a partida acabaria por seguir para 30 minutos de prolongamento.

Nestes 30 minutos extra, nenhuma equipa conseguiu marcar, registando-se um equilíbrio neste período. Itália dominou a primeira parte do prolongamento, e até esteve perto de marcar por Bernardeschi, e Inglaterra foi mais forte na segunda metade, mas o marcador não voltou a funcionar.

No desempate por grandes penalidades, os italianos foram os mais certeiros e desperdiçaram apenas dois penáltis. No castigo máximo decisivo, Bukayo Saka desperdiçou, e deixou os transalpinos em alegria, que somaram o seu segundo título de campeão europeu, depois do título em 1968. 

Acompanhamento:

123' - SAKA FALHA! ITÁLIA É A NOVA CAMPEÃ EUROPEIA!

123' - Jorginho também desperdiça. Que defesa de Pickford!

123' - Sancho falha para Inglaterra!

123' - Bernardeschi faz o 3-2 para Itália.

123' - Rashford atira ao poste! Mantém-se o 2-2.

123' - Bonucci marca para Itália. 2-2 no marcador.

123' - Maguire concretiza.

123' - Belotti desperdiça. Pickford defendeu.

123' - Kane concretiza.

123' - Berardi marca para Itália.

123' - Itália começa a marcar as grandes penalidades.

120+3' - Apito final! Vamos aos penáltis em Londres!

120' - Três minutos de compensação.

119' - Dupla mexida em Inglaterra. Saem Henderson, que tinha sido lançado no segundo tempo, e Kyle Walker para as entradas de Sancho e Rashford.

118' - Última alteração em Itália. Sai Emerson e entra Florenzi.

114' - Cartão amarelo para Jorginho por falta sobre Grealish.

107' - Livre em zona frontal para Itália. Bernardeschi atirou com muita força, Pickford defendeu para a frente, mas foi a tempo de segurar o esférico ante de Jorginho chegar.

106' - Cartão amarelo para Maguire.

106' - Recomeça o jogo!

105+2' - As imagens da invasão que interrompeu o encontro em Londres.

105+2' - Fim da primeira parte do prolongamento.

105' - Um minuto de descontos.

103' - Itália perto de marcar. Emerson tirou o cruzamento, Bernardeschi aparecia para desviar, mas Pickford com uma grande mancha atrapalhou o avançado da Juventus que acabou por atirar para fora.

98' - Southgate faz uma mexida. Grealish entra para o lugar de Mount.

97' - Kalvin Phillips tenta o remate de fora da área, e a bola passa perto da baliza de Donnarumma.

97' - Nova alteração em Itália. Sai Verratti e entra Locatelli.

95' - Henderson faz um passe em profundidade para Sterling. O avançado inglês tenta o cruzamento, mas é Chiellini que faz o corte!

91' - Mudança em Itália. Sai Insigne e entra Belotti.

91' - Arranca o prolongamento!

90+7' - Terminam os 90 minutos. Vamos a mais 30 minutos de futebol em Londres.

90+6 ' - Cartão amarelo para Giorgio Chiellini.

90' - Seis minutos de descontos.

89' - Partida retomada.

88' - Jogo interrompido por causa de uma invasão ao relvado.

87' - Mais um dado histórico neste jogo. Bonucci é o jogador mais velho a marcar numa final do Europeu.


85' - Confirma-se a saída de Chiesa. Entra para o seu lugar Bernardeschi.

84' - Cartão amarelo para Insigne por falta sobre Kalvin Phillips.

82' - Chiesa regressa ao relvado, mas vê-se que não aguentará muito mais no relvado.

81' - 67.173 adeptos nas bancadas de Wembley.

80' - Jogo interrompido para assistência a Chiesa. Avançado da Juventus não está em condições.

74' - Outra mexida em Inglaterra. Henderson entra para o lugar de Rice.

73' - O que acaba de perder Berardi! Passe em profundidade de Bonucci para o avançado do Sassuolo que à saída de Pickford acabou por atirar por cima da trave. 

71' - Substituição em Inglaterra. Sai Trippier e entra Saka.

Confira o golo italiano

67' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOO DE ITÁLIA! MARCA BONUCCI! Canto de Berardi, Cristante aparece a cabecear para grande defesa de Pickford. A bola bate no ferro e, na recarga, Bonucci atirou para o empate.

64' - Boa defesa de Donnarumma a cabeceamento de Stones.

62' - Pickford novamente em destaque! Chiesa teve algum espaço em zona frontal, e rematou para boa defesa do inglês.

57' - Insgine remata já sem ângulo, mas Pickford responde com uma boa defesa.

55' - Cartão amarelo para Bonucci.

54' - Dupla mexida em Itália. Saem Immobile e Barella para as entradas de Berardi e Cristante.

51' - Livre de Insigne passa perto da baliza inglesa.

48' - Cartão amarelo para Barella por falta sobre Kane.

46' - Começa a segunda parte em Londres.

45+4' - Tempo de intervalo na final do Euro'2020.

45+1' - Verrati testa a atenção de Pickford, mas rematou à figura do guardião inglês.

45' - Quatro minutos de compensação em Londres.

42' - Livre batido por Verrati. Afasta a defesa inglesa.

39' - Mais um fora de jogo assinalado ao ataque italiano. Immobile foi apanhado em posição irregular após passe de Insigne.

36' - Corte providencial de Emerson. Shaw tirou o cruzamento à procura de Kane, mas o defesa italiano conseguiu aliviar.

35' - Remate perigoso de Chiesa passa muito perto da baliza inglesa.

32' - Itália está pela primeira vez a perder neste Euro'2020, mas os transalpinos têm conseguido pegar no jogo nos últimos minutos, mas ainda sem conseguir criar perigo junto da baliza adversária.

28' - Insigne tentou o remate de longe, mas a bola foi sem perigo para a baliza de Pickford.

26' - O golo marcado por Luke Shaw foi o mais rápido em finais de Campeonatos da Europa.

25' - Jorginho está de regresso ao relvado.

23' - Jogo é retomado, mas Jorginho continua fora das quatro linhas a ser assistido.

22' - Jogo interrompido para assistir Jorginho.

13' - Começa a chover de forma intensa em Londres.

10' - Perigo na área italiana. Trippier cruza rasteiro para o coração da área, mas Chiellini afasta! 

8' - Livre de Insigne em zona frontal. O avançado do Napoli atira por cima.

Confira o golo inglês

2' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOO DE INGLATERRA! MARCA SHAW! Kane lança Trippier, o lateral tira o cruzamento e Shaw, no segundo poste, aparece a rematar de primeira para o fundo das redes italianas.

1' - Apito inicial em Wembley!

0' - E agora o de Inglaterra!

0' - Já se ouve o hino de Itália!

0' - Entram as equipas no tapete verde de Wembley!

0' - Éder entra em Wembley com o 'caneco' de 2016. O homem que nos deu o Euro há cinco anos e o mesmo 'troféu' que hoje Portugal vai passar para as mãos de italianos ou ingleses.

0' - Começou a cerimónia da final do Euro'2020!

0' - Jogadores terminam os exercícios de aquecimento e recolhem aos balneários. 

0' - Alemães arrasam Southgate: "Foste apanhado pela intoxicação nacional?".

0' - A antevisão de Harry Maguire ao jogo, a poucos minutos da grande final.






Sem comentários:

Enviar um comentário