terça-feira, 26 de maio de 2020

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU» IVª. PRORROGAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA

IVª Prorrogação de Estado de Emergência
Caros Concidadãos

Fidjus de Guiné

No passado dia 11 de maio renovei, pela terceira vez, o período de vigência do Estado de Emergência por causa da situação de calamidade pública provocada pelo COVID-19 que o mundo e, em particular, o nosso país enfrenta.

Durante os últimos dois meses da vigência do Estado de Emergência no nosso país, o Governo adotou medidas regulamentares com vista a prevenir e combater a pandemia. Apesar de todas as dificuldades do nosso país sobejamente conhecido por todos, fomos capazes de, enquanto nação, lutar contra o COVID-19, infelizmente, ainda não conseguimos controlá-la.

Fidjus di Guiné
Nos últimos 15 dias da vigência da terceira renovação do Estado de Emergência, o nosso país registou uma subida galopante inesperada de novos casos de contaminação pelo COVID-19. Essa subida preocupante é um sinal claro de que devemos continuar a adotar algumas medidas restritivas de direitos, liberdades e garantias como forma de prevenir e combater a pandemia.

Por isso, após analisar as propostas do Governo e, tendo ainda em conta a análise que fiz da situação prevalecente, tomei a decisão de renovar, pela quarta vez, o período de vigência do Estado de Emergência em todo o território nacional.
Nha Ermons
O COVID-19 é um inimigo invisível que é muito dificil combater. Contudo, uma vez que já sabemos como se transmite e as formas para evitar o contágio, somos todos convocados a ser resilientes e a observar rigorosamente as medidas de higienização e de distanciamento social.

Neste contexto, apesar da situação do nosso país face ao COVID-19 não seja a que todos desejamos, temos que adotar algumas medidas para o desconfinamento, permitindo assim a retoma gradual e progressiva das atividades socio-económicas. Este é o único caminho a seguir se quisermos, de facto, conciliar a prevenção e combate ao COVID-19 e impedir o colapso da economia.
Nha Ermons
Fidjus di Guiné
Quero terminar esta minha mensagem à nação, apelando a todos no sentido de cada um fazer a sua parte.
Nós somos um povo resiliente, por isso acredito que vamos conviver com o COVID-19 e por fim iremos vencê-lo!
VIVA A GUINÉ-BISSAU!
VIVA O POVO GUINEENSE!

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló



Sem comentários:

Enviar um comentário