quinta-feira, 21 de maio de 2020

CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS E AGA KHAN APOIAM GUINÉ-BISSAU COM EQUIPAMENTO MÉDICO PARA COMBATER COVID-19

Bissau, 21 mai 2020 (Lusa) - A Câmara Municipal de Oeiras e a Rede Aga Khan vão apoiar a Guiné-Bissau com equipamento médico e de proteção individual no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Em comunicado, hoje divulgado à imprensa, a Câmara de Oeiras refere que no âmbito do apoio serão doados à Guiné-Bissau dois ventiladores, 50 mil máscaras cirúrgicas, 50 mil pares de luvas, duas mil máscaras sociais e 12 termómetros de infravermelhos.

"Esta ação de cooperação com a Guiné-Bissau é a primeira de várias ações que serão desenvolvidas com os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e pretende dar resposta à crise sanitária provocada pela covid-19, colmatando as necessidades sentidas no acesso a equipamento de tratamento médico e proteção individual", refere o comunicado.

A iniciativa solidária com os PALOP representa um apoio conjunto de 700 mil euros.

O apoio fornecido chega a Bissau na sexta-feira.

O número de infeções por covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.109, registando-se seis vítimas mortais e 42 recuperados, disse o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decretou o estado de emergência, até 26 de maio, e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 no país.

Além daquelas medidas, as pessoas só podem circular entre as 07:00 e as 14:00 locais.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

Sem comentários:

Enviar um comentário