quinta-feira, 21 de maio de 2020

«APOIO INSTITUCIONAL» GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU DOA VIATURAS À TELEVISÃO E POLÍCIA JUDICIÁRIA


Bissau, 21 Maio 20 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau doou hoje duas viaturas todo terreno a Televisão da Guiné-Bissau (TGB) duas à Polícia Judiciaria(PJ) para reforçar a capacidade das duas instituições em termos funcionais.

Falando no acto da entrega das referidas viaturas, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, encorajou o Ministério das Finanças por mais um sinal de boa utilização dos bens públicos, frisando que a entrega das quatro viaturas a estas duas instituições é a prova disso.

Mamadú Serifo Jaquite disse que as necessidades são vastas, salientando que os seus adversários políticos fazem entender que o governo actual não está interessado no combate às práticas ilícitas e o acto de hoje é uma prova evidente de que aquelas afirmações não são verdadeiras.

“Por isso, digo a Directora da PJ que já tem um instrumento de trabalho que vai facilitar nas suas necessidades. Essa doação não são suficientes, mas esperamos que minimize o vosso trabalho e esperamos resultados no vosso trabalho de combate a tudo que é ilícito, não apenas a droga, mas também à outros males”,disse.

Jaquite disse que herdaram uma Televisão Nacional praticamente sem mobilidade e que quando haver uma saída era preciso procurar outros meios para a fazer, e no momento em que o país está perante a pandemia de Covid-19, em que é necessário sensibilizar a população, a nível nacional, sobre o perigo da doença.

“Por isso, era preciso meios de trabalho e esforço do Ministério das Finanças para entregar as duas viaturas à TGB. Vão possibilitar alguma facilidade nos seus trabalhos, e para o efeito lanço apelo para o bom uso das viaturas”, referiu.

Por seu Turno, o Director interino da TGB, Amadu Jamanca disse que a sua instituição, tendo em conta o seu trabalho, deve funcionar em pleno, e que, com a entrega destas duas viaturas, a mobilidade, funcionamento e a recolha de informação da TGB vão passar a ser mais eficazes.

A Director-geral da Polícia Judiciaria, Teresa da Silva disse que, há sensivelmente um mês, no encontro com o Presidente da República foi mostrado de que a instituição se depara com falta de meios para desempenhar as suas funções, cabalmente.

“No referido encontro pedimos ao chefe de Estado para usar a sua influência junto do Governo para colocar os meios necessários, com a máxima urgência possível, à disposição da PJ, porque temos a ambição de alargar as nossas actividades à todo território nacional”, explicou.

Afirmou que neste momento a PJ está limitado apenas à capital Bissau onde se faz um conjunto de operações e depois se desloca para as diferentes regiões do país, o que cria muitas dificuldades.

Disse que, com a entregue das duas viaturas, a PJ vai suprir essas dificuldades. 

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário