quarta-feira, 20 de maio de 2020

«COMBATE A COVID-19» COMISSÃO INTERMINISTERIAL

Volvidos dois meses de intenso combate contra o novo Coronavírus Sars-Cov-2 que já contaminou mais de mil conterrâneos nossos, hoje a nossa agenda foi em parte preenchida com análise e balanço do ponto de situação/evolucão da Covid-19.

Sua Excelência Senhor Presidente da República, prestigiou-nos com a sua presença em mais uma reunião da Comissão Interministerial dedicado a implementação de novas estratégias de combate.

Logo após o surgimento dos primeiros casos de infeção, rapidamente elaboramos um plano de intervenção que assentava na estratégia de estancar a propagação tentando cercear a cadeia de contágio, neutralizar e minimizar os impactos sobre a população mais vulnerável e por último desenvolver o sector económico para promover a recuperação económica e social.
Não existe nem planos nem estratégias infalíveis de combate a um vírus da envergadura de Covid-19, por conta disso, e com a prestigiosa contribuição e disponibilidade de Sua Excelência Senhor Presidente da República, várias medidas estão na forja e vai-se criar uma força tarefa envolvendo todos na luta contra essa pandemia.

Do diagnóstico da situação atual, foi debatida a melhor orientação e estratégia a ser adoptada com base na evolução da pandemia nas próximas semanas. Os desafios que temos pela frente exige o engajamento de todos e eu enquanto Chefe de Governo terei impreterivelmente que tomar decisões importantes em matéria da "Guerra" de des-confinamento, abrir a economia, o comércio, o transporte ainda que sob determinadas condições, e a gestão do vírus garantindo tratamento dos doentes do Covid-19, assegurar a aderência dos sintomáticos e prevenir mais contaminação comunitária.

O foco da nossa estratégia doravante passa por requacionar e redimensionar as estruturas existentes e a forma como temos liderado o combate até ao momento. Precisamos de incrementar uma estrutura com funções híbridas, com uma coordenação macro e de execução horizontal.

O encontro foi bastante frutífero, agradecemos à atenção especial que o Senhor Presidente da República tem dado a Comissão Interministerial de Combate a Covid-19, e como disse ainda na presença de todos, os meus elogios aos Ministros da Comissão agradecendo-lhes pelo bom desempenho a frente da gestão sanitária da pandemia.

#COVID-19

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau







Sem comentários:

Enviar um comentário