segunda-feira, 28 de maio de 2018

«OPINIÃO» "A UNIÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NESSE PROCESSO ELEITORAL É UMA OPORTUNIDADE PARA A GUINÉ-BISSAU SAIR DESTA CRISE" - ABUDU FATI

Eu como o futuro político não pude ficar silencioso, sem fazer a minha intervenção relativamente ao processo de recenseamento em que os diferentes partidos da nossa terra não chegaram a um consenso. Gostaria de salientar neste texto que a política é um campo bonito de fazer com que as preocupações, necessidades sejam uma realidade e não uma ilusão.
 E a politica partidária pode ocupar um papel extraordinário no nosso quotidiano desde que os principais atores políticos queiram que os problemas do povo sejam saneados não vendo apenas como uma relação entre dominadores e dominados, isto é, os dominados são obrigados a aceitar as falhas dos dominadores sem poder reclamar dos seus direitos consagrados na lei, constituição.

Eu gostaria tanto de começar a minha carreira politica daqui a 10 anos por diante, porém se eu for a fazer farei a politica de uma forma mais pacifica, harmoniosa e participativa. Não vejo que é necessário que os irmãos guineenses briguem para depois vir construir a nossa nação, sendo que os pontos que nos unem são maiores que os que nos divergem, é por isso, que eu tenho tido várias vezes por mais que o meu grande partido queira e tenha a vontade de fazer a Guiné-Bissau uma nação próspera sem a participação efetiva, colaboração do nosso irmão PRS e outros partidos não vai ser fácil a reconstrução da nossa nação.

Neste motivo, que eu peço consenso entre os principais atores políticos do nosso país, pois todos nós somos guardiões dos valores que fazem a Guiné-Bissau uma grande nação. Todos nós somos responsáveis de tudo que aconteceu que está acontecendo, que irá acontecer no nosso país é nessa perspectiva que a união, participação de todos poderá fazer uma paz duradoura, um desenvolvimento econômico, social e o que é ganho será distribuído por todos guineenses.
Têm alguns jovens que estão aproveitando este processo de recenseamento para atribuir culpa ao PAIGC, diabolizar esta instituição com suas análises meramente apaixonadas, tendenciosas, portanto temos que entender que o PAIGC não é uma organização perfeita, tem as suas falhas elas têm que ser corrigidas através de criticas construtivas e não destrutivas como muitos têm feito.

Muitos querem colocar as falhas de um presidente da Republica JOMAV que perdeu o rumo no nosso partido, o fracasso do nosso PR é claro e não está à altura a ser o primeiro magistrado da nação guineense. Conseguiu esse lugar por acidente, aproveito este momento para atribuir a culpa ao meu partido PAIGC com tenho criticado ele nos vários momentos no que diz respeito à candidatura do JOMAV como presidente da República na última eleição presidencial 2014.

Em fim, gostaria de terminar as minhas falas dizendo que o nosso país vai melhorar quando aceitamos os erros que cometemos e corrigirmos imediatamente sem perder muito tempo. Precisamos caminhar com muita velocidade, de forma segura para podermos recuperar os tempos perdidos num espaço de tempo muito curto, através da união, do trabalho, dedicação que podemos mudar a nossa realidade.
Lembrando que nós somos uma nação de arco-íris, isto é, temos um país multiétnico, multirracial, multirreligioso, é por isso que as diferenças nunca trazem problemas na Guiné-Bissau, mas trazem as grandes riquezas que fazem a Guiné-Bissau um país rico pela natureza.

Torço para que as eleições legislativas que serão realizadas em novembro sejam livres, justas, transparente e para que os guineenses mostrem o Mundo que nós somos uma só nação e nunca devemos permitir que a nossa unidade nacional esteja colocada em causa por um processo eleitoral que é muito simples.


Abudu Fati


Sem comentários:

Enviar um comentário