quinta-feira, 31 de maio de 2018

«OPINIÃO» "DESENVOLVIMENTO DUMA SOCIEDADE E DE UM PAÍS " - MALAM GOMES

Malam Gomes
Desenvolvimento de qualquer país e da sociedade depende de:

Respeito mútua, confiança, comportamento, atitude da sociedade, trabalho sério e escolhas de quadros ou pessoas certas para os lugares certos.

Primeiro – Escolher bons quadros, pessoas inteligentes para redigir a constituição, as leis e estatutos para a sociedade que adaptam as suas realidades – esses princípios não podem ser copiadas, depois de aprovadas tem que ser cumpridas a letras.

As constituições, as leis, os estatutos e seres humanos no mundo de hoje, as vezes são contraditórios – Escrevem, falam tudo bem, muito bem e depois na aplicabilidade falham em tudo.

Inteligências dos nossos políticos guineenses, muitas vezes é só para enganar o povo e fitar a comunidade internacional com truques – criam problemas sem necessidades, e todos Eles (Políticos) entram e criam mais problemas e estabilidades para conseguirem lugares de destaque no aparelho do estado principalmente na governação – para  obter os ganhos que seguinifica (ganharem dinheiro e muito dinheiro para resolverem os seus problemas pessoais).

Vejamos ajuda ao desenvolvimento dos países ditas desenvolvidos aos países em via de desenvolvimento – chamados países de terceiro mundo.

São de vinte cinco (25) mil milhões de dólares americanos por ano, o calculo das Nações Unidos.

Enquanto nós Imigrantes desses países ditas do terceiro mundo que estão a trabalhar nesses países desenvolvidos no Velho Continente, redendimentos do nosso trabalho, as nossa poupanças – transferimos trinta e dois (32) mil milhões de dólares americanos para os nossos países.

Poderíamos ter feito muito mais - Se houvesse motivações, o reconhecimentos, aconselhamentos, incentivos, promoções, condecorações e prémios da parte de todos os nossos governantes o nosso continente (Africano) seria muito mais melhores – vejam os exemplos dos países que reconheceram os seus imigrantes como estão?

Vejam também barreiras ou as nossas dificuldades só apenas dois exemplos um no Velho continente, principalmente na EU – União Euripeia e outro em Portugal o país que eu conheço bem.

No Velho Continente ou na EU - Obrigam os imigrantes apresentarem os contratos, os recibos de vecimentos e os discontos da segurança social - para poderem candidatar a legalização, mas as leis impedem os patronatos ou empregadores contratarem os imigrantes ilegais?!

Dizem que estão a cumprir a constituição e as leis a letra
Portugal - constituição e as leis portuguesa, permitem deslojamento, as pessoas ou famílias, sem alternativas ou irem ficar nas casas piores e os políticos falam com a boca cheio de direitos humanos - onde é que está?!
Pessoalmente o que me preocupe e assusta - Não são as ações e  os gritos das pessoas más – mas sim, silêncios e indiferenças das pessoas ditas Boas, no pleno Século XXI que usam esses tipos de comportamentos e atitudes.

 Aplicabilidade de ferramentas em cima mencionadas na construção do um estado de direito – Lideres ou pessoas sérios, de confiança, solidários, com provas dadas em frente das instituições e do país, para poderem pôr toda sociedade a mexer ou a movimentar -  quer dizer a (trabalhar), para reduzir as imigrações selvagens e morte nas matas e no Oceano.

Apostarem e darem as prioridades número um (1) – educação e formação, é aqui que estão o centro de conhecimento, de respeito, de confiança, de desenvolvimento do país e da sociedade ou força de tudo.

Qualquer país do mundo tem classes – baixos, médios baixos, médios e altas é aqui é que estão também concentrados quadros  do país no seu todo ou força de produção.

Homens de culturas ou cartãos de visitas – músicos;
Artistas – homens da bola ou desportistas, eletricistas, carpinteiros, pedreiros, desenhadores, pintores, mecânicos, cabeleireiros, fotógrafos, cozinheiros etc.

Ténicos – ténicos hospitalar, informáticas, de construção civil, de agriculturas, rádios, televisões etc.

Temos quadros – baixos, médios e altas – São todas importante.
Os valores sagradas do ser humano e do paí - São autonomia e a independência, quem depende do outro não tem valor.

O poder é um valor incalculáveis e devem ser partilhadas e não são internos - há pessoas que não sabem em particular no Continente Africana é o que impede o desenvolvimento?!

Atenção - Um dia estamos lá em cima sentados e bem, o outro estamos cá em baixo e as vezes em pé – há quem não quer mas, não podemos negar, porque os destinos nos calham todos.
Os líderes que têm ou fazem, transmitem os bons discursos – os seus discurasos entram diretamente nas cabeças e nos corações das pessoas como mele.
Guineenses que cuidem com os nossos políticos, quando nasce ou alguém junta um grupo de pessoas e forma, cria um partido ou movimento político – São mais um grupinhos dos espertos para enganar os guineenses e fintar a comunidade internacional.

O mundo vai de mal a pior e os nossos políticos escolheram o péssimo para a sociedade e para o país.

Estamos no Pleno Século XXI – tudo é possível, com novas tecnologias, aprendemos muitas regras e devemos quebrar alguns ou o que está mal.

Cultura não devemos ter – Duas (2) melhores ou mais e  ter muitos filhos com muitas mulheres, deve ser reduzidas ou evitadas, porque estamos no novo mundo.
Os Homens que têm mais de que duas (2) mulheres e muitos filhos com muitas mulheres, têm muitas histórias e muitas coisas a contar e explicar a sociedade e o mundo.
A luta devia ser a nossa vida – democracia e a liberdade, com a fome, sem educação, sem escolas, sem hospitais para maiorias das pessoas são conchas ou pratos vazias vazias – N. Mandela

Se você falar com uma pessoa, numa linguagem que ele compreende as conversas entram na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.

Não devemos permitir que alguém o faça descer tão baixo até ao ponto de odiar o outro – Martin Lhuter King Jr.

O perdão é um catalizador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício – Martin Lhuter King jr.

O maior juiz dos nossos atos que cometemos, deve ser nós mesmo e não a sociedade.

Sem paz no nosso interior, sem calma no nosso interior, sem verdade, sem confiança, sem trabalho sério é muito difícil encontrarmos uma paz duradoura – Dalai Lama.

Podemos ter todos os dispositivos sofisticados e o WIFI do mundo, não vão fazer as diferênças.

Se não tivermos bons pais, bons encarregados de educação, bons professores nas salas de aulas, bons gestores, sociedade organizadas e bons políticos, não vão valer penas- Barak Obama

SE NÃO HÁ POLÍTICOS ENTÃO - NÃO HÁ CONSTITUIÇÃO, NÃO HÁ LEIS, NÃO HÁ ESTATUTOS DE SOCIEDADE CIVIL E DOS PARTIDOS E MOVIMENTOS POLÍTICOS, NÃO HÁ DEMOCRACIA E NEM VAI HAVER LIBERDADE.

MALAM GOMES – SEGURANÇA, PRESIDENTE E CONSELHEIRO EM PORTUGAL.                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário