segunda-feira, 28 de maio de 2018

«INICIATIVA DE ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES ANGOLANOS NO PORTO» 'DIA DE ÁFRICA': GUINÉ-BISSAU MUITO BEM REPRESENTADA NA FESTA


No sábado passado, dia 26 de Maio 2018, Associação de Estudantes Angolanos no Porto organizou na (sua sede) cidade invicta (Porto) na rua Oliveira Monteiro nº. 435, pelas 14h30m 'uma festa de arromba' para assinalar 'Dia de África' e convidou outras associações para comemorar a data.


País organizador
Convidados: Associação de Estudantes da Guiné-Bissau no Porto, Estudantes de Cabo Verde no Porto, São Tomé e Príncipe e Estudantes de Moçambique no Porto.

14 horas e 50 minutos
Laurindo e Jessy (ambos Angolanos) deram Boas Vindas a todos convidados para o evento.

Momento de Poesia...

Poesia África - Denise Zeferino de Angola

Poesia África - Vanda Almeida de São Tomé 

15h00
Breves palavras encorajadoras do Osvaldo Reis, Presidente de Estudantes de Angola no Porto.

Na Festa, não faltou os pratos (gastronomia) típicos destes 5 países de expressão Portuguesa, desde: Caldo de Mancarra (Amendoim), peixe Fumado(Bagre), Cachupa, Muamba de Galinha, Cacusu (bentana), Calilu de São Tomé etc. etc...

Também, houve momento cultural de cada país (danças), desde: Tina da Guiné-Bissau, Funana e Batuque de Cabo Verde, Semba de Angola, Arrebita e Hip Hop pelo Juventude Angolana, Marabenta de Moçambique e Puíta de São Tomé e Príncipe 

Moda - Espaço deslumbrante e ambiente calmo que proporcionou, para que jovens, desfilassem com as bonitas roupas de África.
Teatro: O pedido - São Tomé e Príncipe com Angola

A Guiné-Bissau foi muito bem representada pelos estudantes e os dois Conselheiros: Dr. Filomeno Pina e Pate Cabral Djob Editor do Blogue Conosaba do Porto.

Os jovens guineenses deixou-nos muito contentes e orgulhosos! Cantaram o Hino Nacional da Guiné-Bissau num tom, bem alto e até ao fim! 
Dr. Filomeno Pina arrasou com Poesia sobre África

ÁFRICA – CONTINENTE ONDE “BOLA” DE PEDRA NÃO ROLA COM FACILIDADE. RESTA ABANDONAR ESTA DEPENDÊNCIA PESADA DE “BOLA” DE FABRICO MAFIOSO, EVITAR ALIENAÇÃO INTELECTUAL INERENTE DE LIDERES POLÍTICOS E JOGAR SEM "BOLA" DE FABRICO MAFIOSO !!!

Pensemos um pouco neste berço da humanidade, no Continente Africano de todos nós, África actual, triste e subdesenvolvido, mas paradoxalmente um poço de riqueza de todo o tipo, da mais cobiçada por potências do Planeta, sendo ainda uma base de sustentação do mundo desenvolvido (vários países potência). Ironicamente se um dia esta “bola pesada” muda de campo, não tardará, que em menos de 50 anos, vamos ver a actual “pirâmide” invertida, com a base no topo e o “bico” enterrado em dificuldade para manter o nível de desenvolvimento que conhecemos (riso). Seria o ponto de partida, para o início da pobreza material de países/potência, acabando dum modo abrupto este sentido ilusório de ascensão ou subida ao topo da pirâmide à custa de matéria prima do “vizinho” abandonado, i. é, a Mãe-África!?
.
“Mãe- alicerce” de Países potência, mas explorada e deslapidada através de esquemas ou imposições dum xadrez internacional impeditivo do seu avanço e independência económica no mundo, uma forma de violação “legal” exploratória ao longo de séculos. É um facto verdadeiro que, se vários países desenvolvidos cessarem a sua exploração no Continente africano, todos eles desaparecem do lugar que ocupam no mapa económico e financeiro mundial! Esta é a verdade universal que pretendem manter invisível da esmagadora maioria na sociedade, mas é a verdade com que pretendem “cegar” sobretudo os políticos africanos; no entanto, será esta preocupação de fundo uma verdadeira - fobia actual das economias mundiais - que sorriem para disfarçar e porque os dentes não têm sangue; daí este fingimento de proteger a África, no entanto, preso à corrente económica, manipulador e com taxas de dívidas acumuladas ano após anos sem saída definitiva, e nunca uma verdadeira emancipação dos Povos, etc!
.
Facto verdadeiro é a África Berço da Humanidade, mas hoje, cuidadora de “fraldas” sujas dos países ricos e de seus multimilionários, suas engenharias financeiras depositadas nos Bancos mundiais reconhecidos, mas provenientes de esquemas internacionais de exploração e de transformação da matéria prima; mas, a África não pode ter “um” multimilionário que não seja decapitado por sentença tendenciosa, acabando por ficar toda a sua fortuna nos cofres estrangeiros/internacionais, que nunca mais é devolvida ao Povo legitimo, rsrsrsrs (ladrão que rouba ladrão NÃO PODE continuar a ter um século de perdão, rsrsrsr)!
.
África usada e abusada nesta sua fraqueza institucional, politica e económica, constantemente manipulada, induzida à alienação constante e subserviente perante as mesmas potências mundiais, que apregoam Democracia, Direitos e Liberdade, mas com politica diferente na prática, mantendo o disfarce, manipulando, rumo à alienação progressiva de valores ancestrais deste velho Continente (…)
.
A cegueira só está para quem não quer ver, mas nunca, para quem pensa, ultrapassando barreiras do imperialismo exploratório do velho Continente Africano, só.
.
Há um perigo material que espreita atrás da porta principal, se houver o descuido humano ou se o vento alterar este ambiente de tensão no mundo; accionar o alarme será fatal, aí provavelmente iremos ver o dedo polegar de milhões a pedir “boleia” para regressar ao Berço da Humanidade, à Casa-Mãe por direito!
.
Este mundo é global mas com a cabeça dividida, esquizóide, luta num conflito existencial de loucos sem trégua como se em planetas diferentes vivessem separadamente, amarrados pelo cérebro piramidal, onde se luta para atingir o topo, fingindo-se felizes, enquanto no topo desta mesma pirâmide. Perguntamos nós: quem é feliz pisando sobre a vida dos outros/pobres, para se manter na vida que ostenta? Será feliz alguém assim? Não acredito!
.
A África é o único Continente que é de todos nós, afinal é Berço da Humanidade! Única Mãe, pois um dia os filhos regressam por bem, quem sabe, empurrados pela transformação da natureza; aí surgirá um novo mundo, para uns e outros mudando de continente ou de local de sobrevivência, sem mais preocupações!
.
Sem preocupações de andanças de cor da pele que o sol tratou de mudar para “arco íris”, um tecido epitelial, no fundo visto como riqueza cultural deste manto infinito de Povos que habitam o mundo que partilhamos. Com esta felicidade contagiante que partilhamos, havemos de criar nova forma de encarar o mundo, mais livre, sem fronteiras marítimas, aéreas, terrestres, e sem arquitecturas de exploração humana e cultural montadas para assassinar o Direito e a liberdade do ser humano, com o objectivo de roubar valores materiais dum continente para outro, deixando a sua origem na pobreza e incapaz de se libertar da corrente invisível, mas que está lá, disfarçada de “amigo” deste Berço de todos nós!?
.
Pense, como um ser humano diferente, neste século, livre, de pleno Direito e Obrigação, numa relação na base do respeito entre os Povos do mundo inteiro. E já é muito ou meio caminho andado rumo à felicidade, só se cada um de nós praticar a sua parte, disto que aqui ficou escrito (…)
.
VIVA ÁFRICA DO AMOR, VIVA A LIBERDADE DOS POVOS!
,,, que a natureza nos proteja, se DEUS quiser…

Djarama. Filomeno Pina.


 Por fim, o Vice-Cônsul Angolano no Porto entregou o certificado de participação a cada associação presente.
Vice-Cônsul Angolano no Porto
Dr. Pina a receber o Certificado de participação na qualidade de Conselheiro

 Mamas de Angola no desfile 























Sem comentários:

Enviar um comentário