sexta-feira, 27 de abril de 2018

«AUGUSTO OLIVAIS, A FIGURA OMNIPRESENTE DA PEÇA» "A CRISE POLÍTICA NA GUINÉ-BISSAU"

O nome <<Augusto Olivais>>, muito associado ao Acordo de Conacri, certamente será lembrado para sempre como o de alguém que não concorreu a eleições legislativas algumas, mas esteve sempre muito perto de ser nomeado como primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Desde 16 de Outubro de 2016, com a assinatura do Acordo de Conacri, na cidade que lhe deu nome, que Augusto Olivais figura na lista dos três candidatos ao cargo: Augusto Olivais, Mamadu Fadia e Umaro Sissoco. Dos três, Olivais é o único que não entrou para o governo. Recorde-se que Umaro Sissoco foi nomeado primeiro-ministro e Fadia como Ministro das Finanças.


Apesar de várias negociações e apelos, o nome de Augusto Olivais nunca deixou de ser ponto de discórdia nas interpretações que cada parte fez sobre o consenso à volta da figura escolhida como de consenso para o Chefe de Estado nomear como primeiro-ministro. Foram meses de debates acesos, mediações, cimeiras e comunicados que não deram em nada. Cada vez, dizia-se, será a vez de Olivais assumir o cargo. Nada. Havia um coro generalizado da comunidade internacional para que Olivais fosse nomeado primeiro-ministro. Aliás, o assunto até foi debatido na reunião do Conselho de Segurança da ONU. E, pasme-se, nada.

Um homem calmo e sereno, viu o seu nome correr o mundo como aquele que devia ser nomeado primeiro-ministro. Ao longo de toda esta disputa, Olivais nunca aceitou dar uma única entrevista oficial, não aparece nas negociações, não disse absolutamente nada e continua a ser dirigente discreto do PAIGC. Muitos apontam no como amigo do Presidente Jomav. Talvez por ser psicólogo soube aguentar tanto stress sem perder o discernimento.

O PRS foi sempre muito claro que nunca iria aceitar a nomeação de Olivais. Os renovadores alegam que no passado tiveram problemas sérios com Augusto Olivais.

Logo que surgiram outros nomes, rapidamente foi alcançado consenso em Lomé e Aristides Gomes tomou posse como primeiro-ministro. O nome de Augusto Olivais não constava sequer do novo elenco governamental, apesar de propalado ao longo dos dois últimos anos como forte candidato ao cargo do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O Presidente da Guiné-Bissau nomeou Aristides Gomes, primeiro-ministro depois de uma cimeira extraordinária de chefes de Estados e de Governo da CEDEAO no Togo, para analisar a crise guineense, que dura há cerca de três anos.

Desde as eleições legislativas de 2014, a Guiné-Bissau já vai no sétimo primeiro-ministro, que terá como principal objetivo organizar as legislativas.

Conosaba/Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário