sexta-feira, 27 de abril de 2018

APOSTA JOVEM PARA RENOVAR A DIPLOMACIA

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, João Ribeiro Butiam Có, diplomata e investigador, de 43 anos de idade, é uma das grandes novidades do novo governo liderado por Aristides Gomes, hoje empossado pelo Presidente guineense, José Mário Vaz.

O jovem académico que foi coordenador do curso de sociologia do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Amílcar Cabral e que deu aulas de Seminário em Portugal, entra para história do atual governo como um dos ministros mais jovem do elenco.

Butiam Có, antes da sua nomeação, era oficial de ligação e coordenador de Mecanismos Alerta Precoce, Prevenção de Conflito e Segurança Humana da CEDEAO na Guiné-Bissau. Tido como uma das figuras indicadas pelo Presidente guineense no governo, José Ribeiro, doutor em sociologia económica e das organizações pela Universidade Técnica de Lisboa, terá pela frente a enorme tarefa de resolver problemas das representações diplomáticas no estrangeiro, situação da diáspora guineense em vários países, para não falar de resgatar a credibilidade do Estado guineense junto das principais instituições políticas e financeiras internacionais.

A venda e a emissão dos passaportes diplomáticos da Guiné-Bissau é um dos temas quentes que terá pela frente.

O novo chefe da diplomacia guineense que se notabilizou enquanto Director Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), de 2012 a 2015, desempenhou também as funções do Director Geral do Ensino Superior, Ciência e Investigação Científica, um ano antes de entrar para o INEP.

João Ribeiro, autor de vários artigos científicos, substitui no cargo o dirigente do Partido da Renovação Social, Jorge Malú.

O Presidente guineense empossou nesta quinta-feira o novo Governo, que vai ser liderado por Aristides Gomes, que é composto por 18 ministérios e oito secretarias de Estado.

Conosaba/Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário