terça-feira, 25 de outubro de 2016

GUINÉ-BISSAU: MINISTÉRIO DA SAÚDE PÚBLICA LUTA CONTRA DOENÇAS TROPICAIS

O secretário-geral do ministério de saúde afirma que a oncocercose (cegueiras dos rios) afecta cerca de 30 a 73%, na província leste do país e a Filariose Linfática em todo o território nacional afecta cerca de 0,5 a 24% de pessoas 
Falando, esta terça-feira (25/10), na cerimónia da abertura do encontro de advocacia, mobilização social, no quadro da primeira campanha nacional de distribuição gratuita de massa dos medicamentos na luta contra estas doenças tropicais, com o lema “Juntos investimos para a eliminação destas duas doenças, António Guilherme Sila, disse que a oncocercose ou cegueiras dos rios é uma doença parasitária, constitui um maior risco da cegueira por dano da “acornia” e “retina”.
“A doença é transmitida pela picada de moscas negras que se reproduzem em rios de rápido escoamento, tal afecta cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo, na Guiné-Bissau a doença é endémica na província leste (regiões de Bafatá e Gabú) com prevalência variando entre 30 a 73 por cento antes desta luta”, explica.
Ainda no que refere a transmissão da Filariose Linfática, António Sila adiante que a doença é endémica em todo o territorial nacional, com uma prevalência variando de 0,5 a 24%, a doença é transmitida pela picada dos mosquitos.
“Normalmente apanhados na infância as manifestações da doença torna-se visível muitos anos mais tarde de vida acabando por resultar em capacidade permanente na ausência de qualquer tratamento” enfatiza.
Para a directora do programa, Lizandra Cabral dos Reis, estas doenças são muito perigosas para o país e o povo em geral, mas são negligenciados. No entanto, garante que podem ser transmissíveis quando a mosca pica uma pessoa já afectada pela doença.
Segundo ela já existem medicamentos para tratamentos destas doenças que ao ser tomado com regularidade durante cinco anos, pode travar e matar os vermes da Filariose Linfática e a oncocercose e também a doença pode ser prevenida ao dormir de baixo dos mosquiteiros.
A campanha de distribuição gratuita de massa na luta contra oncocercose também conhecida como “cegueira dos rios” e Filariose Linfática conhecida na Guiné-Bissau como “ cantimbom” começa no próximo mês e será realizada pelo Programa Nacional de Luta com as Doenças Tropicais.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosol mansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário